Gaudium news > Cristiana Perrella é a nova presidente da Pontifícia Academia de Belas Artes e Letras

Cristiana Perrella é a nova presidente da Pontifícia Academia de Belas Artes e Letras

Vaticano anunciou neste sábado a nomeação de Cristiana Perrella, diretora do Museu de Arte Contemporânea de Roma, como presidente da Pontifícia Academia de Belas Artes do Panteão, que terá uma mulher à frente pela primeira vez.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (06/09/2025 15:33, Gaudium Press) Com uma distinta trajetória no campo das artes, especializada em arte contemporânea, Cristiana Perrella assume, a partir de 6 de setembro de 2025, a presidência da Pontifícia Insigne Academia de Belas Artes e Letras dos Virtuosos do Panteão. A nomeação pelo Santo Padre enriquece um currículo notável, no qual se destaca sua recente contribuição à Santa Sé como curadora do programa de arte contemporânea “Conciliazione 5”, promovido pelo Dicastério para a Cultura e a Educação. Este projeto, inaugurado por ocasião do Jubileu, consiste em uma exposição de arte pública que permanecerá acessível durante todo o Ano Santo, concebida a partir de uma iniciativa do Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério.

Em março passado, a Prefeitura de Roma confiou a Cristiana Perrella a direção artística do MACRO, Museu de Arte Contemporânea da capital italiana. Anteriormente, a curadora e historiadora de arte, natural de Roma e nascida em 1965, dirigiu o Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci, em Prato (2018-2021), e, de 1998 a 2008 foi responsável pelo Programa de Arte Contemporânea da British School em Roma.

Perrella fundou e dirigiu o SACS – Sportello Arte Contemporanea della Sicilia, para o Museu RISO, em Palermo (2007-2009), e também coordenou o projeto de arte e ciência da Fondazione Marino Golinelli, em Bolonha (2009-2018).

Como curadora independente, Cristiana Perrella colaborou com instituições italianas e internacionais, entre as quais o MAXXI, em Roma, a Bienal de Valência, o IKSV, em Istambul, e a Fundação Prada, em Milão. Leciona Gestão e Economia das Artes e das Instituições Culturais no curso de mestrado em Teoria e História das Artes e da Imagem da Universidade San Raffaele de Milão.

A mais antiga associação de artistas existente na Itália

A Pontifícia Insigne Academia de Belas Artes e Letras dos Virtuosos do Pantheon foi fundada no século XVI com o objetivo de “promover o estudo, a prática e o aperfeiçoamento da literatura e das belas artes e apoiar a elevação espiritual dos artistas”. É considerada a mais antiga associação de artistas ainda existente na Itália.

Hoje, a Academia conta com cinquenta acadêmicos titulares nomeados pelo Papa, divididos em cinco classes: arquitetura, pintura e cinema, escultura, música e literatura. A instituição é uma das onze academias do Vaticano coordenadas pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas