Gaudium news > Congresso Mariológico Mariano Internacional é iniciado em Roma

Congresso Mariológico Mariano Internacional é iniciado em Roma

O evento reúne cerca de 600 estudiosos de Mariologia do mundo inteiro para refletir sobre o tema: “Jubileu e Sinodalidade: Uma Igreja com Rosto e Prática Mariana”.

Congresso Mariologico Mariano Internacional e iniciado em Roma

Roma – Itália (04/09/2025 12:22, Gaudium Press) Foi iniciado em Roma, na última quarta-feira, 3 de setembro, a 26ª edição do Congresso Mariológico Mariano Internacional. Promovido a cada quatro anos pela Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI), o evento reúne cerca de 600 estudiosos de Mariologia do mundo inteiro no Auditório Antonianum para refletir sobre o tema: “Jubileu e Sinodalidade: Uma Igreja com Rosto e Prática Mariana”.

Em entrevista ao Vatican News, o Padre Stefano Cecchin, Presidente da PAMI, explicou que este congresso busca enfatizar como a Igreja vive com um “rosto mariano, pois o rosto de Jesus é o rosto de Maria”. O sacerdote destacou que Nossa Senhora é um modelo para toda a Igreja e, por esse motivo, “devemos conhecer Maria, entender seu modo de agir no acolhimento da Palavra de Deus”

Imagem de Nossa Senhora de Fatima 444x420 1

A importância fundamental no papel de Maria na história da salvação

O presidente da PAMI manifestou sua preocupação com a eliminação ou mesmo o abandono dos cursos de Mariologia em muitos setores da Igreja Católica, especialmente para os sacerdotes. “Reafirmamos a importância fundamental da ênfase do Concílio Vaticano II no papel de Maria na história da salvação, no papel de Jesus e Maria, e na importância da nova evangelização que propomos, uma evangelização precisamente mariana, fundamentalmente bíblica e mariana, especialmente em todo o mundo”, ressaltou.

Ele adverte para não reduzirmos Nossa Senhora à uma simples devoção. ““Maria faz parte do dogma católico; ela faz verdadeiramente parte do ensinamento da Igreja. Portanto, reduzir Maria a uma devoção é simplesmente reduzi-la a rosários, práticas piedosas e consagrações, mas não considerá-la um modelo para a Igreja: os cristãos devem aprender com ela”. Em seguida, cita o Papa São Paulo VI, que disse que “não podemos ser cristãos se não formos marianos, porque foi Ela quem nos abriu a porta”. O Pontífice também garantiu que “o verdadeiro conhecimento da doutrina católica sobre Maria é a chave que nos abre para o mistério de Cristo e da Igreja”.

Roma sedia 26° Congresso Mariologico Mariano Internacional

O mundo anseia por uma melhor compreensão de Nossa Senhora

Este Congresso Mariológico Mariano Internacional tem por objetivo atender ao grande anseio que o mundo tem por uma melhor compreensão de Nossa Senhora. Por este motivo, de acordo com o Padre Cecchin, este encontro concentra-se em “uma nova evangelização onde a chave para esse caminho é precisamente a figura de Maria. Temos muita esperança porque vemos muitos jovens e muitas pessoas se interessando por ela”.

Perguntado sobre que figura de Maria a Academia Mariana quer propor ao mundo de hoje e qual perspectiva emergirá deste importante congresso, o presidente da PAMI explicou que “partimos sempre da Fé Católica, que nos diz que Maria é, antes de tudo, a Mãe de Deus. Ela concebeu o Filho de Deus, que estabeleceu uma relação fundamental com a Trindade. Para nós, este é o princípio fundamental que faz de Maria uma mulher que abriu o caminho para Deus e estabeleceu uma relação fundamental com Ele”. Se propõe uma visão que parte dos princípios dogmáticos da Fé, mas que também é capaz de “representar a verdadeira humanidade de Maria. Ela é a gloriosa Mãe de Deus, exaltada Rainha do céu e da terra. Mas para alcançar essa realidade, ela foi uma verdadeira mulher e, portanto, um modelo de humanidade”.

O Frade Franciscano ressaltou que a humanidade de Maria é aquela com a qual todos podem interagir, encontrando nela respostas para suas perguntas e preocupações. “Devemos redescobrir uma Maria como amiga, uma Maria como companheira, uma Maria que viveu verdadeira e plenamente sua vida humana. Maria como uma amiga que caminha com você porque deseja — temos um exemplo fabuloso nas bodas de Caná — que você tenha um bom vinho, uma imagem do amor, uma imagem da plenitude de sua vida”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas