Gaudium news > Por que a Bíblia está dividida em capítulos e versículos?

Por que a Bíblia está dividida em capítulos e versículos?

Se a Bíblia é a condensação, por escrito, da Revelação que o Criador fez de Si mesmo e que as palavras nela contidas, além de sublimes, são muito numerosas, os homens têm necessidade de saboreá-las pouco a pouco.

Estêvão Langton - Catedral de São Pedro e São Paulo, Washington. Wikipedia

Estêvão Langton – Catedral de São Pedro e São Paulo, Washington. Wikipedia

Redação (01/09/2025 19:02, Gaudium Press) Divide et impera” foi o lema do poderio romano durante todo o tempo que ele durou. Esse velho conselho, porém, tem voz e vez não apenas no que tange a decompor o império em regiões, o exército em falanges ou o inimigo em partidos, mas também se aplica admiravelmente à vida diária: na divisão de horários, na distinção de conceitos, na delegação de tarefas…

Por incrível que pareça, a regra de ouro vale até para… a Palavra de Deus! Foi com essa convicção que Estêvão Langton, Arcebispo de Cantuária e chanceler da Universidade de Paris no começo do século XIII, dividiu em capítulos os livros das Sagradas Escrituras. Como bom catedrático e melhor prelado, sabia ele que a Bíblia é a condensação, por escrito, da Revelação que o Criador fez de Si mesmo e que as palavras nela contidas, além de sublimes, são muito numerosas… Os homens têm necessidade, por isso, de saboreá-las pouco a pouco.

Passaram-se os anos, cresceram as lutas. As páginas sacras tornaram-se uma arma. Em pleno embate com o protestantismo, Roberto Estienne conferiu uma maior precisão e presteza à indicação das passagens sagradas. Apoiado nos estudos do dominicano hebraísta Sante Pagnini, publicou ele, em 1555, uma Bíblia já seccionada em versículos, tal como as atuais.

A divisão em capítulos e versículos resulta, assim, tanto do desejo de escutar mais claramente as palavras da Revelação, quanto das batalhas apologéticas por sua correta interpretação.

 Artigo extraído da Revista Arautos do Evangelho n. 285, setembro 2025. Redação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas