Gaudium news > China apresenta número abundante de vocações sacerdotais e religiosas em 2025

China apresenta número abundante de vocações sacerdotais e religiosas em 2025

Após um período de declínio das vocações sacerdotais e religiosas, o país está apresentando sinais de estabilização e de crescimento.

China apresenta numero abundante de vocacoes sacerdotais e religiosas em 2025 1

Pequim – China (10/09/2025 14:16, Gaudium Press) O primeiro semestre de 2025 foi muito proveitoso para a comunidade católica presente na China. É o que demonstram os dados divulgados pelo xinde.org, principal portal de informações sobre a Igreja Católica no país.

De acordo com o website, entre 1º de janeiro e 30 de junho, foram registrados: uma ordenação episcopal, 16 ordenações sacerdotais, a profissão perpétua de quatro novos religiosos e a renovação dos votos perpétuos de outras 22 mulheres consagradas.

Estabilização após declínio

Em julho, Giovanni Battista Li Suguang, Bispo de Nanchang, capital da província de Jiangxi, presidiu a ordenação de três novos sacerdotes incardinados em sua Diocese, originários de Shanxi e Hebei. Já a Diocese de Pequim está se preparando para a ordenação de dois diáconos, programada para 19 de setembro.

Entre os anos de 1999 e 2008, a média anual de ordenações sacerdotais era em torno de 70. A partir de 2005, porém, começou a ser registrado um declínio notável. Após um período de declínio das vocações sacerdotais e religiosas na China, o país está apresentando sinais de estabilização e de crescimento.

Formação de novos sacerdotes

Os jovens seminaristas passam por um período formativo de cinco a sete anos de duração antes de serem ordenados sacerdotes. Este caminho pode ser longo e difícil para muitos. Por este motivo, sacerdotes já ordenados também estão passando por programas de formação contínua para apoiarem a formação de novos padres.

Muitas vezes, novos seminaristas não eram aceitos por falta de recursos para sustentar o trabalho dos seus formadores. Diante dessas dificuldades, a comunidade católica no continente tem direcionado cada vez mais suas energias para a formação de leigos, sacerdotes e religiosos, para participar de forma ativa dessa missão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas