Gaudium news > Papa Leão XIV convida fiéis a abrirem a mente e o coração ao amor de Deus

Papa Leão XIV convida fiéis a abrirem a mente e o coração ao amor de Deus

“Em um mundo repleto de ruídos, há mensagens que alimentam nossa inquietação e roubam a nossa alegria. É preciso filtrar esse ruído e abrir nossas mentes e corações a Deus e ao seu amor”.

Papa Leao XIV convida fieis a abrirem a mente e o coracao ao amor de Deus 1

Cidade do Vaticano (29/08/2025 15:00, Gaudium Press) Por ocasião da memória litúrgica de Santo Agostinho, o Papa Leão XIV enviou uma vídeo mensagem endereçada aos membros da Província de Santo Tomás de Villanova, uma das comunidades agostinianas mais antigas em território estadunidense.

“Antes de falar, devemos ouvir”

O Pontífice inicia o vídeo afirmando que “a paz começa com o que dizemos e fazemos e com a forma como dizemos e fazemos”. Citando Santo Agostinho, ele explica que “antes de falar, devemos ouvir, e como Igreja sinodal somos encorajados a nos empenhar novamente na arte de ouvir através da oração, do silêncio, do discernimento e da reflexão”.

“Temos a oportunidade e a responsabilidade de ouvir o Espírito Santo, de ouvir uns aos outros, de ouvir a voz dos pobres e das pessoas marginalizadas”. O Bispo de Hipona recomendava ainda ser preciso ter atenção e ouvir a voz interior. Em um mundo repleto de ruídos, há mensagens que alimentam nossa inquietação e roubam a nossa alegria. É preciso filtrar esse ruído e abrir nossas mentes e corações a Deus e ao seu amor.

Papa Leao XIV convida fieis a abrirem a mente e o coracao ao amor de Deus 2

Medalha de Santo Agostinho

Leão XIV também foi agraciado com a Medalha de Santo Agostinho, em reconhecimento à sua liderança no serviço, o compromisso de toda a sua vida a favor dos pobres, o seu testemunho dos valores agostinianos e agora, como Pastor universal, pelo exemplo que oferece a todos para nos aproximar do Senhor e uns dos outros na construção da paz.

Em agradecimento, o Pontífice afirmou que “como agostinianos, buscamos todos os dias estar à altura do exemplo do nosso pai espiritual, Santo Agostinho. Ser reconhecido como agostiniano é uma grande honra. Devo muito do que sou ao espírito e aos ensinamentos de Santo Agostinho”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas