Gaudium news > L’Áquila pronta para celebrar o Perdão Celestino

L’Áquila pronta para celebrar o Perdão Celestino

O Perdão Celestino é a Indulgência Plenária perpétua que o Papa Celestino V concedeu a todos os fiéis entre os dias 28 e 29 de agosto.

LAquila pronta para celebrar o Perdao Celestino 2

L’Aquila – Itália (26/08/2025 10:28, Gaudium Press) A cidade italiana de L’Aquila recebe a 731ª edição do Perdão Celestino (Perdonanza Celestiniana). A programação foi iniciada no último sábado, 23, com a quarta edição do congresso teológico-pastoral, que teve por tema “O caminho da vida cristã em um entrelaçamento de esperança e paciência. Celestino V e a cultura do perdão”.

Objetivo do congresso deste ano de 2025

Segundo explicou o Padre Daniele Pinton, reitor do Instituto Superior de Ciências Religiosas ‘Fides et Ratio’, o título deste congresso teológico-pastoral é inspirado “na bula de instituição do Jubileu pelo Papa Francisco, que, ao falar dos percursos que os peregrinos farão, os descreve como um caminho da vida cristã e fala deste entrelaçamento entre esperança e paciência”. No documento, o Pontífice associa a caminhada do Perdão Celestino a outras tradicionais peregrinações ligadas ao perdão, como a de Assis, o percurso dos franciscanos, e a de Santiago de Compostela.

De acordo com o Padre Pinton, “o objetivo do congresso deste ano é sublinhar o tema da peregrinação, o tema do caminhar, repropondo-o como um dos temas concretos do Perdão Celestino, que de fato faz parte de um caminho com o qual nos colocamos à disposição de Deus. Um caminho através do qual redescobrimos Deus em nossa vida, dedicando a Ele o tempo e a própria fadiga da caminhada”.

LAquila pronta para celebrar o Perdao Celestino 3

Programação celebrativa do Perdão Celestino

O Tripé da Paz foi aceso na praça do Palazzo de L’Aquila na noite do último sábado, 23. O ‘Fuoco del Morrone’, que partiu do Eremitério de Sant’Onofrio, deu início oficial às celebrações, representando os valores universais de paz, reconciliação e diálogo entre os povos.

A Porta Santa da Basílica de Santa Maria de Collemaggio será aberta pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, na próxima quinta-feira, 28, às 18h. Neste mesmo dia, a partir das 16h, o centro histórico estará animado por centenas de figurantes em trajes medievais que acompanharão, em um desfile histórico, o documento redigido pelo Papa Celestino V em 1294, através do qual foi instituída a indulgência plenária. Às 18h da sexta-feira, 29, Dom Antonio D’Angelo, Arcebispo Metropolitano de L’Aquila, fechará a Porta Santa.

LAquila pronta para celebrar o Perdao Celestino 1

Concessão de indulgência plenária

A celebração do Perdão Celestino foi instituída pelo Papa Celestino V no ano de 1294, através da ‘Bula Inter Sanctorum Solemnia’, também chamada de ‘Bula do Perdão’. A proposta é a de concessão de indulgência plenária a quem, após receber o Sacramento da Confissão, tendo verdadeiro arrependimento, atravessar a Porta Santa da Basílica de Santa Maria de Collemaggio, em L’Aquila, entre as Vésperas de 28 de agosto e as do dia 29.

Através desta indulgência o ‘Perdão Celestino’, atualmente considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, se converteu no precursor do que hoje conhecemos como Jubileu, estabelecido até o ano de 1300 por Bonifácio III. Até então a indulgência era uma graça que só se outorgava aos cruzados que partiam à Terra Santa ou aos peregrinos que chegavam à Porciúncula em Assis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas