Gaudium news > Arábia Meridional: um novo calendário litúrgico para o Vicariato Apostólico

Arábia Meridional: um novo calendário litúrgico para o Vicariato Apostólico

O Vicariato Apostólico da Arábia Meridional e a Santa Sé anunciaram um novo calendário litúrgico para a região. O objetivo é destacar os santos locais e fortalecer a identidade da comunidade cristã na Península Arábica.

Catedral de São José, Abu Dhabi Foto: Wikipedia

Catedral de São José, Abu Dhabi Foto: Wikipedia

Redação (22/08/2025 09:58, Gaudium Press) A Santa Sé anunciou, em 19 de agosto, por meio do Dicastério para o Culto Divino, um novo calendário litúrgico especial para o Vicariato Apostólico da Arábia Meridional (AVOSA). Este novo calendário visa refletir a história religiosa desta região, destacando os santos locais. O vicariato abrange três países da península: Iêmen, Omã e Emirados Árabes Unidos. É presidido pelo Arcebispo Paolo Martinelli. Sua sede fica em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Este novo calendário tem por objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento, a memória e a esperança desta comunidade dispersa, explicou o Vicariato. No Golfo, a Igreja reúne populações que vivem sua fé em sociedades predominantemente muçulmanas. Desse modo, “este calendário litúrgico reflete a história religiosa da Igreja em uma região específica e inclui santos locais de particular importância”.

Novos Santos Padroeiros do Vicariato

Entre as novidades mais importantes está a designação oficial de dois novos santos padroeiros: São Pedro e São Paulo. Suas festas serão celebradas em 29 de junho, um feriado importante para a Igreja Católica, que celebra o martírio dos dois apóstolos. Além disso, a Bem-Aventurada Virgem Maria, conhecida como Nossa Senhora da Arábia, foi declarada padroeira de toda a Península Arábica. Ela é, portanto, instituída como a protetora especial da região. Sua festa será celebrada no sábado seguinte à festa do Batismo de Jesus.

O Importante Simbolismo dos Santos da Arábia

Diversos santos da região são destacados pela liturgia, como os mártires iemenitas do século VI, Arethas, e seus companheiros. Eles serão comemorados em 24 de outubro. Em 15 de maio, o vicariato homenageará o rei etíope que contribuiu para a cristianização do Iêmen, Caleb, também conhecido como Santo Elesbaan. O Beato Charles Deckers, um sacerdote missionário engajado no diálogo inter-religioso no Iêmen e martirizado na Argélia, receberá orações em 8 de maio.

Para fortalecer a unidade da Igreja local, duas celebrações foram anunciadas: 25 de fevereiro marcará o aniversário da consagração da Catedral de São José em Abu Dhabi, e 5 de novembro homenageará todos os missionários falecidos que serviram no vicariato. Um símbolo da comunhão de fiéis multilíngues e multiétnicos da mesma Igreja.

Santos associados à expansão do cristianismo

Ademais, o calendário inclui santos da região associados à expansão do cristianismo na Península Arábica. Entre eles, estão os mártires do século III, Cosme e Damião, celebrados em 26 de setembro, e o santo Simeão, o Estilita, do século V, celebrado em 27 de julho. Também estão incluídos os soldados mártires sírios, Sérgio e Baco, venerados em 8 de outubro, e, finalmente, Santo Isaac, o Sírio, do Catar, do século VII, venerado em 29 de janeiro.

O Vicariato Apostólico da Arábia Meridional especifica que Santo Isaac é comemorado juntamente com Abraão (9 de outubro), Moisés (4 de setembro) e Jó (10 de maio, somente em Salalah, Omã), todos figuras de grande importância no cristianismo oriental e nas religiões abraâmicas. Isso reflete a abertura ecumênica e a fraternidade inter-religiosa que a Igreja Católica testemunha no sul da Arábia.

Novos Dias de Penitência

Devido à diversidade das tradições no Vicariato, o Vaticano estabeleceu três “dias de penitência”, dedicados à oração pelas vocações sacerdotais e pelos frutos da terra, celebrados no início de cada estação. São três sextas-feiras de oração: a primeira sexta-feira de março, durante a Quaresma, pelas necessidades da Igreja de AVOSA, pela paz e pelas vocações. A primeira sexta-feira de junho e a última sexta-feira de novembro, marcando o início do verão e do inverno, respectivamente, são dedicadas para agradecer a Deus pelos dons da criação pelos frutos da terra. Orações serão feitas para incentivar a gestão responsável dos recursos naturais.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas