Gaudium news > Igreja no Malawi realiza seu Primeiro Congresso Eucarístico Nacional

Igreja no Malawi realiza seu Primeiro Congresso Eucarístico Nacional

Este evento teve como principal objetivo refletir sobre a centralidade do Santíssimo Sacramento na vida dos peregrinos da esperança neste Ano Jubilar.

Igreja no Malawi realiza seu Primeiro Congresso Eucaristico Nacional

Foto: Pixabay/amaldevpwilson.

Lilongwe – Malawi (21/08/2025 10:26, Gaudium Press) A Igreja Católica presente na República do Malawi realizou a primeira edição do Congresso Eucarístico Nacional. Realizado em Lilongwe, capital do país, o evento recebeu a bênção do Santo Padre, através do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Centralidade da Eucaristia na vida dos cristãos

Este encontro teve como principal objetivo refletir sobre a centralidade do Santíssimo Sacramento na vida dos peregrinos da esperança neste Ano Jubilar. “A centralidade da Eucaristia na vida de um cristão não é uma opção ou uma escolha pessoal, mas um mandato direto do próprio Jesus Cristo”, destacou o Arcebispo de Lilongwe, Dom Desmond Tambala.

O Núncio Apostólico, Dom Gian Luca Perici, ressaltou que “o mais importante não é o que fazemos com a Eucaristia, mas o que somos com a Eucaristia”. Ao longo das seis conferências ministradas durante o evento, foram criadas algumas prioridades à serem trabalhadas pela Igreja local.

Prioridades e resoluções do Congresso Eucarístico Nacional

As prioridades são as seguintes: disseminar as reflexões e os frutos do Congresso a todos os fiéis em todos os níveis da Igreja; promover uma devoção mais profunda ao Santíssimo Sacramento; e incentivar a reflexão e a catequese contínuas sobre o mistério do Santíssimo Sacramento.

Também foi elaborada uma lista de resoluções na qual estão contidos os seguintes itens: preparação cuidadosa das celebrações litúrgicas; cânticos que ajudem os fiéis a participar ativamente da liturgia; cuidado pastoral com os batizados que não podem receber os sacramentos, para que possam se reconciliar e retornar à plena participação sacramental. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas