Gaudium news > Rede de Televisão ALMA é criada após encontro em Aparecida

Rede de Televisão ALMA é criada após encontro em Aparecida

A ALMA (Aliança Latino-Americana e Caribenha de Meios Audiovisuais Católicos), tem por objetivo ser um espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal.

Rede de Televisao ALMA e criada apos encontro em Aparecida

Aparecida – São Paulo (18/08/2025 16:31, Gaudium Press) Entre os dias 11 a 14 de agosto, representantes de 28 emissoras de inspiração católica, provenientes de doze países, se reuniram no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no interior de São Paulo, para participar de um encontro promovido pelo Centro para a Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).

Durante o evento, foi criada a ALMA (Aliança Latino-Americana e Caribenha de Meios Audiovisuais Católicos), iniciativa inédita que tem por objetivo constituir uma rede de emissoras televisivas católicas dentro do âmbito continental, como espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal.

Rede a serviço da missão da Igreja na América Latina e no Caribe

Segundo Óscar Elizalde Prada, diretor do Centro de Comunicação do Celam, a proposta de reunir as emissoras está em comunhão com as conferências episcopais do continente e inspirada pelo Magistério do Papa Francisco.

“Essa é a proposta de uma rede que estará a serviço da missão da Igreja na América Latina e no Caribe, para levar adiante linhas estratégicas, conjuntas e solidárias, a favor de um maior alcance e incidência da voz profética do Celam”, assegurou.

Desafios parecidos enfrentados pelas emissoras católicas

Ao longo do encontro foi realizado um diagnóstico e um mapeamento da realidade das televisões católicas do continente, identificando boas práticas comunicativas nas televisões com vistas à sua sistematização e divulgação, favorecendo o conhecimento e o aprendizado mútuo entre os representantes.

Em entrevista à TV Aparecida, Óscar explicou que o encontro os fez perceber que “temos desafios muito parecidos, por exemplo, a necessidade de acompanhar a formação, a necessidade de investimento em tecnologia, a necessidade de trabalhar juntos para a criação de bons conteúdos que possam ser utilizados por outras televisões, até as menores que não tem condições de gerar conteúdo, mas que tem vontade de crescer. Mas também a ideia de chegar a uma nova audiência – como os jovens, as crianças, acompanhar os processos da Fé”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas