Pesquisa aponta Igreja Católica como instituição com maior nível de confiança dos brasileiros
De acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha, a Igreja Católica tem a confiança de 85% dos brasileiros.
Redação (15/08/2025 15:05, Gaudium Press) A Igreja Católica tem a confiança de 85% dos brasileiros. Essa constatação é resultado de uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e divulgada no início desta semana, sobre as instituições mais confiáveis do Brasil .
De acordo com o levantamento, realizado pelo Instituto Datafolha entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, a Igreja Católica é a instituição que conta com a confiança da maior parte dos brasileiros, sendo que 40% da população confia muito e 45% confia um pouco. No total, foram realizadas 2.005 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país.
Outras instituições presentes na pesquisa
A instituição que aparece em segundo lugar na pesquisa é a própria OAB com 83%, sendo que 24% dos entrevistados afirmaram confiar muito e 59% disseram confiar pouco. As igrejas evangélicas figuram em terceiro lugar neste levantamento (77%), com 31% da população confiando muito e 46% confiando um pouco.
No quarto lugar entre as instituições que os brasileiros mais confiam estão os Órgãos do Poder Judiciário (STF, STJ e outros tribunais) (70%), sendo que 15% disseram confiar muito e 56% confiar um pouco. O Senado Federal aparece em quinto lugar com 65%, divididos da seguinte forma: 7% confia muito e 58% confia um pouco.
Margem de erro de dois pontos percentuais
Em penúltimo lugar apareceu a Presidência da República (63%), instituição que conta com 16% da população confiando muito e 47% confiando um pouco. E por último, aparece a Câmara dos Deputados (62%), sendo que 6% dos entrevistados afirmaram confiar muito e 56% confiar um pouco.
Segundo o Datafolha, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento também questionou os brasileiros sobre o atual cenário político no Brasil e a importância da atuação da OAB para a sociedade e na defesa da democracia no Brasil. (EPC)
Deixe seu comentário