Angola: 28 sacerdotes ordenados no 50º aniversário da Diocese do Sumbe
O bispo ordenante exortou os novos presbíteros a rezarem constantemente, convidando-os a serem humildes para poderem aproximar as almas da Igreja.
Foto: Diocese do Sumbe/ Facebook
Redação (12/08/2025 10:55, Gaudium Press) A Igreja em Angola vibra de alegria, pois, em agosto de 2025, as dioceses de Sumbe, Saurimo, Menongue e Ondjiva comemoram 50 anos de existência.
Este é também um ano especial para a Igreja Católica mundial, que celebra o Jubileu da Esperança, um tempo de graça e reconciliação, convidando os fiéis a refletirem sobre sua fé, praticarem obras de caridade, buscarem paz interior e vivenciarem uma renovação espiritual.
Nesse contexto, as quatro dioceses, fundadas em 1975 pelo Papa Paulo VI, celebram seus jubileus de ouro. Sumbe foi a primeira diocese a celebrar neste domingo, 10 de agosto, com a ordenação sacerdotal de 28 novos sacerdotes.
A celebração foi presidida pelo Bispo Dom Firmino David, de Sumbe, que conferiu o Sacramento da Ordem aos novos padres pela imposição das mãos e a oração de consagração. Concelebraram os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), o Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Krispen Dubiel, e sacerdotes de diversas dioceses, contando com a presença de fiéis e demais convidados.
Foto: Diocese do Sumbe/ screenshot/ Facebook
Em sua homilia, Dom Firmino David considerou perigoso o fato de um sacerdote não rezar e pediu aos novos presbíteros que rezassem permanentemente para não perderem a vocação. O prelado afirmou que ser sacerdote sem comunidade é ser sem cabeça, convidando os novos padres a serem humildes para poderem aproximar as almas da igreja, ao mesmo tempo que lhes recomendou dialogar com as comunidades nas suas atividades pastorais.
A Diocese de Sumbe pertencente à Província Eclesiástica de Luanda, sendo sufragânea da Arquidiocese de Luanda. A Sé Episcopal está na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Sumbe, província do Cuanza Sul. Foi primeiro Bispo, Dom Zacarias Kamwenho (1975 – 1995).
Localizada no oeste de Angola, abarcando a totalidade da província do Cuanza Sul a população do território diocesano é composta por inúmeras origens étnicas, mas com uma maioria de ovimbundos.
O Jubileu de Ouro continua a ser celebrado em outras dioceses. Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST, destaca que este é um momento singular para Angola, e de gratidão a Deus por ocasiões tão significativas de fortalecimento da fé e de vivência da comunhão eclesial.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário