Santo Sudário é tema de exposição inédita no Cazaquistão
Intitulada ‘O Sudário de Turim’, esta mostra já é considerada como um marco histórico de grande significado cultural e espiritual no país.
Astana – Cazaquistão (25/08/2025 12:22, Gaudium Press) No início deste mês de agosto, o Cazaquistão, recebeu pela primeira vez uma exposição dedicada ao Santo Sudário de Turim. A mostra foi inaugurada no Palácio da Paz e Reconciliação, localizado na cidade de Astana, e contou com a presença de diversas autoridades estatais, líderes religiosos e representantes internacionais.
Marco histórico de grande significado cultural e espiritual
Intitulada ‘O Sudário de Turim’, a exposição já é considerada como um marco histórico de grande significado cultural e espiritual, sendo parte de uma iniciativa conjunta liderada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa do Cazaquistão, em colaboração com a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) e a Ordem de Malta.
Aberta à visitação do público em geral, a mostra inclui uma réplica fiel do Santo Sudário, medindo 4,41 por 1,13 metros. O linho sagrado apresenta o retrato de Nosso Senhor Jesus Cristo com ferimentos causados durante sua Paixão na qual ele foi flagelado, crucificado e, por fim, teve seu flanco ferido pela lança de Longinus.
Réplica do Santo Sudário de Turim
Além da réplica do Sudário de Turim, na exposição também estão reunidos dados científicos, pesquisas históricas e elementos audiovisuais que enriquecem a dimensão espiritual e cultural do evento. Apesar de décadas de estudos científicos, a origem da imagem no Santo Sudário permanece um mistério.
“O Sudário é um dos objetos mais profundamente estudados no mundo cristão”, destacou Regina Lynch, presidente executiva da ACN. Esta exposição permanecerá aberta ao público até o dia 25 de setembro de 2025 e posteriormente percorrerá todo o Cazaquistão, visitando, entre outras cidades como, Karaganda, Petropavlovsk e Almaty. (EPC)
Deixe seu comentário