Igreja de Nossa Senhora da Arábia se torna a primeira Basílica Menor na Península Arábica
A data da celebração solene de proclamação da Basílica Menor de Nossa Senhora da Arábia será anunciada em breve.
Ahmadi – Kuwait (07/08/2025 12:06, Gaudium Press) A igreja paroquial de Nossa Senhora da Arábia, localizada em Ahmadi, no Kuwait, será elevada ao status de Basílica Menor, se tornando o primeiro templo da Península Arábica agraciado com este importante título concedido pela Santa Sé.
Acolhendo com alegria esta notícia, Dom Aldo Berardi, O.SS.T., Vigário Apostólico da Arábia do Norte, afirmou que “este reconhecimento da Santa Sé não é apenas uma grande honra para o nosso Vicariato, mas também uma afirmação da Fé viva do nosso povo na Península Arábica”.
Profunda importância espiritual e pastoral da Igreja Ahmadi
“O título, reconhecido pelo Papa Leão XIV por meio de um decreto promulgado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sublinha a profunda devoção mariana que anima nossas paróquias e comunidades, apesar dos numerosos desafios que enfrentamos na região”, destacou.
Esta histórica designação ressalta a profunda importância espiritual e pastoral da Igreja Ahmadi para os fiéis católicos da região. O prelado manifestou seu desejo de que este novo título “nos inspire a caminhar cada vez mais fielmente com a Bem-Aventurada Virgem Maria, sob sua proteção maternal e em comunhão com o Santo Padre e a Igreja Universal”.
Vitalidade e crescimento contínuo da Igreja Católica no Golfo
O decreto atende a um pedido formal apresentado por Dom Berardi, que ressaltou o papel único e preeminente da Igreja na vida espiritual dos fiéis católicos no Kuwait e em toda a Península Arábica. Esta designação representa um marco importante em seu ministério episcopal e reflete a vitalidade e o crescimento contínuo da Igreja Católica no Golfo.
A elevação desta igreja confirma a profunda e duradoura devoção à Nossa Senhora por parte do Vicariato e ressalta a proximidade espiritual da região com o Papa. O ato também representa um reconhecimento por parte da Santa Sé da espiritualidade mariana que floresce no Golfo, apesar das dificuldades de ser uma minoria religiosa.
Primeiro templo católico no Kuwait
Conhecida como ‘Igreja Mãe’, a igreja de Nossa Senhora da Arábia foi o primeiro templo católico no Kuwait. Suas origens remontam à dedicação de uma modesta capela mariana em 8 de dezembro de 1948, que foi posteriormente construída em 1957 pela Kuwait Oil Company para atender às necessidades espirituais de sua crescente força de trabalho católica
No interior deste templo está conservada a imagem original de Nossa Senhora da Arábia, abençoada em Roma pelo Papa Pio XII no ano de 1949 e solenemente coroada no dia 16 de janeiro de 2011 pelo Cardeal Antonio Cañizares Llovera, em nome do Papa Bento XVI, uma honra excepcional que consagrou a igreja como um Santuário Mariano de particular importância. Posteriormente, Nossa Senhora da Arábia foi proclamada Padroeira do Golfo. (EPC)
Deixe seu comentário