Papa Leão XIV abrirá o novo ano pastoral da Diocese de Roma
De acordo com o Cardeal Baldassare Reina, vigário do Papa para a Diocese de Roma, a cerimônia será realizada na tarde de sexta-feira, 19 de setembro, na Basílica Catedral de São João de Latrão.
Cidade do Vaticano (05/08/2025 12:30, Gaudium Press) O Papa Leão XIV abrirá o ano pastoral da Diocese de Roma, que será iniciado na tarde de sexta-feira, 19 de setembro, na Basílica Catedral de São João de Latrão. A informação foi divulgada através de uma carta assinada pelo vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Baldassare Reina.
Na missiva, após agradecer a todos que participaram dos preparativos para o Jubileu dos Jovens, o purpurado anuncia que o Pontífice “aceitou com alegria acompanhar pessoalmente o início do ano pastoral e virá à nossa Basílica Catedral na tarde de 19 de setembro para traçar o caminho da nossa Igreja dentro de uma grande Assembleia Diocesana. Desejo compartilhar esta alegria para que possamos alimentá-la, desde agora, com a oração”.
Compromisso e apoio do Departamento para a Pastoral Juvenil
O Cardeal vigário destacou o compromisso e apoio prestados ao longo do último ano pelo Departamento para a Pastoral Juvenil estabelecendo, de forma providencial, uma rede de representantes para cada prefeitura. Trinta e seis sacerdotes encorajaram as comunidades, mapearam os locais de acolhimento, apoiaram os líderes juvenis e assinalaram as dificuldades, a fim de encontrar soluções adequadas e oportunas.
“Quando ultrapassamos as nossas fronteiras e formamos rede com quem nos rodeia e com a realidade da Diocese, as coisas realmente funcionam e têm o sabor da autêntica fraternidade eclesial”, ressaltou o purpurado. Ele também agradeceu aos voluntários que trabalharam tanto no âmbito diocesano quanto nas comunidades paroquiais e que “de acordo com suas possibilidades, fizeram o que puderam para tornar a hospitalidade mais bonita e mais acolhedora”.
Recordando do momento em que o dicastério para a Evangelização, liderado por Dom Rino Fisichella, confiou à Diocese de Roma a responsabilidade de acolher os jovens peregrinos, o Cardeal Reina explicou que eles começaram “a trabalhar com prontidão e boa vontade, organizando cada aspecto com dedicação para chegarmos preparados e oferecer um serviço digno da beleza do que vivemos”.
Satisfação pelo extraordinário sucesso do Jubileu dos Jovens
Apesar das últimas semanas não terem sido isentas de imprevistos e dificuldades, o purpurado diz se sentir “confiante em dizer que fizemos o melhor, procurando responder com dedicação a cada pedido de apoio”. Por fim, ele garante que há uma enorme satisfação pelo extraordinário sucesso do Jubileu dos Jovens.
“Creio que conseguimos mostrar o rosto de uma Igreja que busca ser fiel à sua íntima vocação de ‘mãe de todas as Igrejas’ na caridade e na comunhão. Quando vemos os frutos desse compromisso, nos sentimos encorajados e descobrimos o lado bonito da nossa Diocese, cheio de vitalidade e frescor”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário