Gaudium news > Cardeal Sepe representará o Papa em celebrações na Ucrânia

Cardeal Sepe representará o Papa em celebrações na Ucrânia

O Arcebispo emérito de Nápoles será o enviado especial do Santo Padre para as celebrações pelos 650 anos de criação da Metropolia de Halyc (posteriormente Lviv dos Latinos).

Cardeal Sepe representara o Papa em celebracoes na Ucrania

Cidade do Vaticano (05/08/2025 09:32, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que o Arcebispo emérito de Nápoles, na Itália, Cardeal Crescenzio Sepe, será o enviado especial do Papa Leão XIV para as celebrações do aniversário de 650 anos de criação da Metropolia de Halyc (posteriormente Lviv dos Latinos).

Previstas para serem realizadas no dia 6 de setembro na Catedral de Santa Maria Assunta, localizada na cidade ucraniana de Leopoli, essas celebrações recordam e homenageiam o início da presença da Igreja Católica de rito latino na Ucrânia de hoje, que representa por volta de 2% da população (pouco mais de um milhão de fiéis).

Igreja Católica de rito latino na Ucrânia

Concentrados principalmente no oeste do país, nas áreas de Lviv e Odessa-Simferopol, os católicos latinos representam um papel importante no tecido eclesial e social do país. Atualmente, os católicos latinos na Ucrânia são liderados pelo polonês Dom Mieczyslaw Mokrzycki, Arcebispo de Lviv e ex-secretário pessoal de São João Paulo II.

A Igreja Católica de rito latino na Ucrânia tem oferecido uma grande contribuição para a paz neste período trágico para o país. De acordo com o metropolita, que lidera a Arquidiocese desde 2007, “os católicos latinos ucranianos se sentem apoiados por toda a Igreja Católica”, a afirmação foi feita durante uma entrevista à mídia vaticana em novembro de 2023.

Reconhecimento do trabalho como mensageiro de paz

Natural da cidade de Carinaro, sul da Itália, o Cardeal Crescenzio Sepe, de 82 anos, é Arcebispo emérito de Nápoles desde 12 de dezembro de 2020, após a liderança local por 16 anos e uma longa carreira na diplomacia vaticana. No ano de 1972, quando ingressou no serviço diplomático da Santa Sé, foi enviado ao Brasil para trabalhar junto à representação papal no país.

O purpurado participou dos conclaves de 2005 e 2013 que elegeram os Papas Bento XVI e Francisco, respectivamente. Em entrevista à imprensa, tratando sobre sua nomeação como enviado Papal à Ucrânia, o Cardeal Sepe afirmou estar agradecido tanto pela atenção à cidade de Nápoles quanto pelo reconhecimento de seu trabalho como mensageiro de paz no mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas