Gaudium news > Boom de animais de estimação na China

Boom de animais de estimação na China

Cresce o mercado para animais de estimação, impulsionado principalmente pelas gerações mais jovens, que buscam assim preencher o vazio emocional de uma sociedade em que cada vez nascem menos filhos.

Foto: Karsten Winegeart/ Unsplash

Foto: Karsten Winegeart/ Unsplash

Redação (04/08/2025 14:44, Gaudium Press) Nos últimos anos, o setor de economia de animais de estimação na China cresceu exponencialmente, com previsão de atingir 811 bilhões de yuans (112,5 bilhões de dólares) em 2025, triplicando o crescimento de mercados internacionais, e alcançando 1,15 trilhão de yuans em 2028.

Em 2019, o mercado valia 221,2 bilhões de yuans. O número de empresas relacionadas ao setor também aumentou, com 70% das mais de 4,5 milhões registradas nos últimos três anos.

Jovens, especialmente das gerações nascidas entre 1990-1999 (41% dos proprietários em 2024) e pós-2000 (25,6% em 2024) durante a Política do Filho Único, impulsionam esse crescimento. Mudanças culturais, como solidão urbana devido ao ritmo de vida e instabilidade econômica, levaram muitos a optarem por pets em vez de casamento ou filhos, para preencher o vazio emocional. Até 2030, espera-se que o número de pets em cidades chinesas supere 70 milhões, enquanto o de crianças menores de quatro anos caia abaixo de 40 milhões.

Nos últimos cinco anos, o número de animais de estimação nas cidades da China cresceu aproximadamente 50%. A situação de isolamento por causa do confinamento durante a pandemia de COVID-19 tem levado as pessoas a reconsiderarem o valor emocional dos cães e gatos e a tratá-los como autênticos membros da família, como se fossem seus filhos, aumentando a humanização e o consumo de produtos de alta qualidade.

Em 2024, foram gastos 300 bilhões de yuans em pets nas cidades, com crescimento anual de 7,5% e gasto médio de 6.000 yuans por proprietário. O mercado de alimentos para pets cresceu 4,6% para cães e 10,7% para gatos, com demanda por produtos frescos e variados. Existem empresas que se especializaram na venda de refeições pré-embaladas, lanches, produtos de padaria ou doces personalizados para animais. Há inclusive lojas que oferecem pacotes diários, incluindo pratos principais frescos de carne ou peixe, sopas e acompanhamentos.

Roupas personalizadas para pets, com crescimento previsto de 10% ao ano até 2027, e produtos tecnológicos, como colares com IA capazes de monitorar o estado de saúde do animal, incluindo o índice de estresse, e GPS, também estão em alta. Serviços de luxo, como hotéis com suítes com ar-condicionado, aulas de ioga e spas para pets, com acupuntura e hidroterapia, ganham popularidade. Desodorantes, dispensadores de alimentos e água, camas e brinquedos inteligentes para pets são outros exemplos de produtos cujas vendas dobraram nos últimos tempos.

Com informações Asianews

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas