Gaudium news > Cardeal Newman será proclamado Doutor da Igreja

Cardeal Newman será proclamado Doutor da Igreja

O Papa vai proclamar doutor da Igreja São John Henry Newman (1801-1890), cardeal inglês convertido do Anglicanismo, considerado uma referência da vida eclesial no século XIX.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (31/07/2025 08:56, Gaudium Press) Essa decisão foi anunciada pela Santa Sé, após uma audiência de Leão XIV ao Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.

“O Santo Padre confirmou o parecer favorável da sessão plenária dos cardeais e bispos, membros do Dicastério para as Causas dos Santos, sobre o título de doutor da Igreja universal que será em breve conferido a São John Henry Newman, cardeal da Santa Igreja Romana”, assinala o comunicado.

Um doutor é alguém reconhecido pela Igreja Católica como exemplo de “santidade de vida, ortodoxia doutrinal e ciência sagrada”.

John Henry Newman, o mais velho de seis filhos, nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801, em uma família anglicana. Após concluir seus estudos em Teologia anglicana, tornou-se clérigo da Igreja da Inglaterra em 1824. Descobriu o catolicismo durante uma viagem à Sicília, que, ao retornar à Inglaterra em 1833, o levou a fundar o Movimento de Oxford, que trabalhava para renovar a Igreja Anglicana, alinhando-a às tradições e à herança da Igreja Católica. Inspirado por sua leitura acadêmica dos Padres da Igreja e seguindo um caminho pessoal de oração e busca pela Verdade, que não encontrou plenamente na Igreja da Inglaterra, decidiu converter-se ao catolicismo em 1845.

Devoto de São Filipe Néri

Em 1846, retornou à Itália para ingressar, como humilde seminarista — apesar de ser um teólogo e pensador de renome internacional — no Colégio de Propaganda Fide. “É tão maravilhoso estar aqui”, escreveu ele. “É como um sonho, e ainda assim tão calmo, tão seguro, tão feliz, como se fosse a realização de uma longa esperança e o início de uma nova vida.”

Após estudar em Roma, onde se familiarizou com o trabalho dos clérigos que serviam no Oratório de São Filipe Néri, foi ordenado sacerdote na Igreja Católica em 30 de maio de 1947. Ele próprio tornou-se membro da Congregação do Oratório de São Filipe Néri e, com a autorização de Pio IX, fundou o primeiro Oratório na Inglaterra em 1848, dedicado ao santo da alegria com quem compartilhava esse bom humor.

Com efeito, essa alegria permaneceu intacta mesmo diante dos muitos desafios que enfrentou para estabelecer instituições católicas em sua terra natal, muitas das quais pareceram, a princípio, vacilar. Ainda assim, sua mente continuou a produzir escritos brilhantes em defesa e apoio ao catolicismo — mesmo sob ferozes ataques.

A pedido dos bispos, também empreendeu a organização de uma universidade católica em Dublin. Nos últimos anos, o Padre Newman foi acusado de ter opiniões pouco claras que contradiziam os ensinamentos da Igreja. Leão XIII o reabilitou e, um ano antes de sua morte, o criou cardeal em 12 de maio de 1879. O Cardeal John Henry Newman faleceu em 11 de agosto de 1890, em Birmingham. Seu legado inclui, entre outras coisas, uma contribuição significativa para o desenvolvimento da Teologia Dogmática. Ele é um modelo de busca humilde pela Verdade e fidelidade à herança da Igreja. Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010 e canonizado pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas