Gaudium news > Papa Leão XIV exorta recém-convertidos a viverem a Fé de forma concreta

Papa Leão XIV exorta recém-convertidos a viverem a Fé de forma concreta

O Santo Padre se encontrou com um grupo de 800 recém-convertidos à Fé Católica, provenientes da França, acompanhados por seus capelães, catequistas e Bispos.

Papa Leao XIV exorta recem convertidos a viverem a Fe de forma concreta 1

Cidade do Vaticano (30/07/2025 12:15, Gaudium Press) Por ocasião da peregrinação jubilar da juventude, o Papa Leão XIV recebeu em audiência, na última terça-feira, 29 de julho, um grupo de 800 recém-convertidos à Fé Católica, provenientes da França, acompanhados por seus capelães, catequistas e Bispos. Durante o encontro, o Pontífice destacou a centralidade do Batismo, a alegria da Fé e o chamado a viver como testemunhas autênticas do Evangelho.

Papa Leao XIV exorta recem convertidos a viverem a Fe de forma concreta 2

“Que alegria ver jovens comprometidos com a Fé e desejosos de dar sentido às suas vidas, deixando-se guiar por Cristo e por seu Evangelho! O Batismo nos torna membros de pleno direito da grande família de Deus. A iniciativa vem sempre d’Ele, e nós respondemos fazendo a experiência de seu amor que nos salva”, afirmou o Pontífice no seu discurso em francês.

O Batismo é uma luz acesa na escuridão do mundo

Comentando sobre o valor sacramental do Batismo, o Santo Padre advertiu que a ‘cultura da morte’ afeta a nossa sociedade se manifestando “por meio da indiferença, do desprezo pelo próximo, das drogas, da busca por uma vida fácil, de uma sexualidade reduzida a entretenimento e objetificação da pessoa humana, da injustiça, entre outras formas”. Leão XIV destacou que o Batismo é compromisso com a vida e a verdade, uma luz acesa na escuridão do mundo.

Papa Leao XIV exorta recem convertidos a viverem a Fe de forma concreta 3

Inspirado na tradição patrística, garantiu que “Cristo é tudo para nós. Se desejar curar suas feridas, Ele é o médico; se arder em febre, Ele é a fonte refrescante; se estiver oprimido pela culpa, Ele é a justiça; se precisar de ajuda, Ele é a força; se temer a morte, Ele é a vida; se desejar o céu, Ele é o caminho; se quer fugir das trevas, Ele é a luz… Provem e vejam como o Senhor é bom; feliz o homem que Nele confia. Para viver com felicidade e paz, somos chamados a colocar nossa esperança em Jesus Cristo”.

Viver a Fé sem se limitar ao conhecimento teórico

O Papa reforçou que o catecumenato não termina com o Batismo, mas continua ao longo da vida, sendo essencial, para um crescimento autêntico na Fé, “a perseverança na oração, nos sacramentos, especialmente o da Reconciliação, e na vida comunitária”. Ele afirmou ainda que os recém-convertidos são chamados a “compartilhar suas experiências de Fé com os outros, testemunhando o amor de Cristo e tornando-se discípulos missionários”.

Papa Leao XIV exorta recem convertidos a viverem a Fe de forma concreta 5

“Não se limitem ao conhecimento teórico, mas vivam sua Fé de forma concreta, experimentando o amor de Deus em sua vida cotidiana. O caminho da Fé pode ser longo e, por vezes, difícil, mas não se desanimem, pois Deus está sempre presente para sustentá-los”, aconselhou. O Pontífice também exortou aos neófitos e catecúmenos para que permaneçam conectados ao Senhor Jesus, com a ajuda e o apoio de seus pastores, de seus irmãos e irmãs mais experientes na Fé.

Tornamo-nos cristãos quando somos tocados pela graça de Deus

“Não nascemos cristãos — tornamo-nos cristãos quando somos tocados pela graça de Deus. Contudo, esse ‘toque’ se expressa por meio de nossa escolha refletida e nosso caminho pessoal. Sem esses elementos verdadeiros, carregamos apenas o rótulo de cristãos — cristãos de conveniência, de hábito ou de conforto”, ressaltou.

Papa Leao XIV exorta recem convertidos a viverem a Fe de forma concreta 4

Leão XIV concluiu sublinhando que nos tornamos cristãos autênticos quando nos deixamos tocar pessoalmente, no dia a dia, pela Palavra e pelo testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Em meio às tribulações, aos momentos de solidão e aridez, às incompreensões e às dificuldades, que seus corações se enraízem n’Aquele que é ‘o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14,6), a fonte de toda paz, alegria e amor”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas