Gaudium news > Exposição celebra os 55 anos do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Exposição celebra os 55 anos do Museu de Arte Sacra de São Paulo

A mostra ‘MAS 55 Anos – Dentro e Fora dos Muros da Luz’ propõe uma reflexão sobre o papel do Museu na proteção e difusão da Arte Sacra.

Exposicao celebra os 55 anos do Museu de Arte Sacra de Sao Paulo

São Paulo (28/07/2025 11:55, Gaudium Press) Em comemoração pelas mais de cinco décadas de história dedicadas à preservação e ao diálogo constante com o público, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), instalado nas dependências do Mosteiro da Luz, inaugurou uma exposição intitulada ‘MAS 55 Anos – Dentro e Fora dos Muros da Luz’.

Papel do Museu na proteção e difusão da Arte Sacra

Seguindo a proposta apresentada no nome da exposição, a mostra está dividida entre a sede do MAS-SP (o “dentro”) e a Sala MAS Metrô Tiradentes (o “fora dos muros”), oferecendo dois núcleos complementares que abordam diferentes aspectos da trajetória da instituição. A exposição propõe uma reflexão sobre o papel do Museu na proteção e difusão da Arte Sacra.

Através desta exposição, o visitante poderá entender a importância das práticas museológicas na construção da memória social e na valorização do patrimônio sacro. O percurso se estende até o Mosteiro da Luz, edifício simbólico na formação urbana de São Paulo e sede do MAS-SP desde 1970.

Exposicao celebra os 55 anos do Museu de Arte Sacra de Sao Paulo 1

Importantes obras foram selecionadas para esta exposição

Dentre as obras selecionadas para esta exposição estão a cruz de Cláudio Pastro, doada pelo artista; uma imagem de Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho; uma imagem de São Jorge, em tamanho real; e a venerada imagem de Nossa Senhora da Luz, pertencente às Irmãs Concepcionistas.

Cada obra é acompanhada por uma legenda na qual há informações sobre a peça em si, como ela chegou ao Museu, se foi doada, se participou de exposições importantes, etc. Além disso, é apresentada uma linha do tempo indicando os marcos da trajetória do MAS-SP e incluindo nomes de referência para a preservação da Arte Sacra no Brasil. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas