Gaudium news > República Democrática do Congo: massacre em igreja católica

República Democrática do Congo: massacre em igreja católica

Rebeldes ugandenses, filiados ao grupo Estado Islâmico, atacaram a cidade de Komanda, no leste da República Democrática do Congo, na noite de sábado para domingo. Eles massacraram dezenas de fiéis católicos em uma igreja com facas antes de atacarem diversas lojas e residências.

Foto: Ayanfe Olarinde/ Unsplash

Foto: Ayanfe Olarinde/ Unsplash

Redação (27/07/2025 17:38, Gaudium Press) Por volta das 21h, deste sábado, homens armados atacaram a cidade de Komanda, centro comercial da província congolesa de Ituri. Eles se dirigiram à igreja da paróquia Beata Anuarite, onde os fiéis estavam reunidos para uma vigília de oração. Segundo fontes locais, o grupo de rebeldes das milícias das Forças Democráticas Aliadas (ADF), compostas por ex-rebeldes ugandeses, associado ao Estado Islâmico, mataram cerca de quarenta pessoas com golpes de facões e armas de fogo. O Pe. Aimé Lokana Dhego, declarou à mídia: “diante de nossos olhos, temos pelo menos 31 mortos entre os membros do movimento da Cruzada Eucarística, com seis feridos graves, alguns jovens foram sequestrados, não temos notícias deles”. Casas e comércios também foram queimados nos arredores da igreja e os terroristas fugiram antes da chegada das forças de segurança.

A ADF atua na região de fronteira entre Uganda e Congo, realizando ataques frequentes contra a população civil e causando a morte de milhares de pessoas.  Na região de Irumu, 66 pessoas foram mortas há duas semanas.  O líder Jamil Mukulu, que era cristão e se converteu ao islamismo, fugiu para o Quênia.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, escreveu no X: “Expresso a mais firme condenação pelo atentado contra uma igreja em Komanda, na República Democrática do Congo, onde um grupo terrorista ligado ao EI matou mais de 40 civis. Os locais de culto devem sempre ser preservados, e a liberdade religiosa, protegida”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas