Exposição imersiva conta a história da maior Basílica cristã do mundo
Intitulada ‘Pétros ení: Saint Peter’s Digital Experience’, a mostra apresenta uma impressionante reprodução digital em 3D da Basílica de São Pedro.
Cidade do Vaticano (23/07/2025 12:00, Gaudium Press) Foi inaugurada no Vaticano uma exposição imersiva intitulada ‘Pétros ení: Saint Peter’s Digital Experience’ (‘Pedro está aqui: Experiência Digital de São Pedro’). Utilizando da tecnologia, tendo como base mais de 400 mil fotos, a mostra apresenta uma impressionante reprodução digital em 3D da Basílica de São Pedro, um dos templos mais emblemáticos do cristianismo.
História do Apóstolo São Pedro e da Basílica vaticana
A exposição oferece aos peregrinos e turistas uma experiência visual inovadora apresentando os aspectos-chave da evolução da maior Basílica cristã do mundo e também da história do Apóstolo São Pedro. A proposta une espiritualidade, arte e tecnologia em uma síntese inédita entre passado e presente.
Ao ingressar na exposição, o visitante é apresentado às principais etapas da vida de São Pedro até seu martírio, conectando-se com a história da Basílica, que é mostrada ao longo dos séculos em todas as suas evoluções, a partir de suas origens e sua construção. Logo depois, é possível redescobrir sua história e seu papel como coração da cristandade, bem como seu valor inestimável como tesouro de arte e cultura de toda a humanidade.
Convite a redescobrir com novos olhos a beleza e o significado deste Templo
“Desejo vivamente que esta original reconstrução virtual da Basílica de São Pedro, desenvolvida a partir da vida do Apóstolo a quem é dedicada, possa suscitar no coração de cada visitante aquela busca de sentido que habita profundamente a alma humana”, afirmou o Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Papal de São Pedro no Vaticano.
Segundo o purpurado, “o percurso proposto, através do desenvolvimento arquitetônico e decorativo da Basílica ao longo dos séculos, pretende ser mais do que uma simples visita: é um convite a redescobrir com novos olhos a beleza e o significado deste Templo, deixando-se tocar interiormente pela Fé daqueles que o construíram”.
O vigário geral do Papa para a Cidade do Vaticano manifestou seu desejo de que os visitantes da exposição “cruzem novamente o limiar da Basílica com um olhar renovado e com o coração voltado para o Alto, em busca daquela fonte capaz de saciar a sede da alma”.
Como visitar a exposição ‘Pétros ení: Saint Peter’s Digital Experience’?
Aberta ao público diariamente, com possíveis suspensões durante as celebrações litúrgicas nos altares principais, a visita acontece dentro das ‘Sale Ottagone’, espaços especialmente abertos ao público pela primeira vez para a ocasião, inseridos dentro de um dos pilares que sustentam a cúpula da Basílica.
O acesso é feito diretamente dentro da Basílica, através do elevador para o túmulo do Papa Clemente XIII Rezzonico ou pelo exterior, através da área de acolhimento situada sob o adro. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site oficial: www.basilicasanpietro.va ou no local, na área de acolhimento (lado de São Paulo). (EPC)
Deixe seu comentário