Seminário Maior de Timor-Leste celebra 25 anos e conta com 245 seminaristas
Nesses 25 anos, 989 homens, incluindo seminaristas diocesanos e religiosos, estudaram e se formaram no Seminário Maior, dos quais 118 foram ordenados sacerdotes.
Foto: Seminário Maior de São Pedro e São Paulo, Dili-Timor Lorosa’e/ Facebook
Redação (21/07/2025 15:18, Gaudium Press) No Timor Leste, um pequeno país insular no sudeste da Ásia, ao norte da Austrália e ao sul da Indonésia, mais de 90% da população professa a fé católica, graças à colonização portuguesa ocorrida no século XVI.
Em Dili, a capital do país, está localizado o Seminário Maior São Pedro e São Paulo, que recentemente celebrou o 25º aniversário de sua fundação, onde os jovens estão fazendo seus estudos, felizes por viverem sua vocação seguindo Cristo todos os dias e servindo à Igreja.
Nesses 25 anos, 989 homens, incluindo seminaristas diocesanos e religiosos, estudaram e se formaram no Seminário Maior, dos quais 118 foram ordenados sacerdotes.
Atualmente, o centro conta com 245 seminaristas, que nestes dias receberam a visita do Padre Alessandro Brandi, Oficial da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo (POSPA), que concelebrou a Santa Missa pelo 25º aniversário na praça do Seminário Maior.
“Sejam seminaristas alegres”.
A cerimônia foi presidida por Dom Norberto do Amaral, Bispo de Maliana e Presidente da Conferência Episcopal do Timor Leste, e contou também com a presença de Dom Leandro Maria Alves, Bispo de Baucau.
Durante as celebrações, além dos momentos festivos, foram realizados encontros com os seminaristas de outros dois institutos presentes em Dili: o Seminário Propedêutico “São João Maria Vianney”, que conta com 106 jovens, e o Seminário Menor “Nossa Senhora de Fátima”, que conta com 195 seminaristas.
O Padre Alessandro detalhou a vocação e as atividades das quatro Pontifícias Obras Missionárias, com especial destaque ao papel da POSPA e em como são levantados os fundos que chegam à ilha para apoiar a formação dos seminaristas.
“Sejam seminaristas alegres, mantenham e cultivem sempre um bom relacionamento com seus formadores. E vice-versa”, foi a recomendação final do sacerdote a todos os presentes.
Com informações Agenzia Fides.
Deixe seu comentário