Gaudium news > Cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo emérito de Paris, falece aos 82 anos

Cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo emérito de Paris, falece aos 82 anos

O purpurado era uma figura proeminente da Igreja Católica na França, tendo sido presidente da Conferência Episcopal do país.

Cardeal Andre Vingt Trois Arcebispo emerito de Paris falece aos 82 anos

Paris – França (18/07/2025 12:53, Gaudium Press) O Cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo emérito de Paris e presidente da Conferência Episcopal Francesa, faleceu nesta sexta-feira, 18 de julho, aos 82 anos. Uma Santa Missa em sua homenagem será celebrada ainda no dia de hoje na Catedral de Notre-Dame de Paris.

Pastor, pai, exemplo, irmão e amigo

O atual Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, divulgou uma mensagem na qual manifestou que “para muitos de nós, padres, diáconos e fiéis de Paris, ele era muito mais que nosso arcebispo, mas um pastor, um pai, um exemplo; para mim, um irmão no ministério e no serviço episcopal, e um amigo”.

Segundo Dom Ulrich, o Cardeal Vingt-Trois “viveu todas as missões que lhe foram confiadas” e que, “nos últimos anos, apesar das dificuldades de saúde que enfrentou com coragem e paciência, não deixou de continuar servindo, de uma forma diferente, como ele mesmo disse, através da oração e do abandono à vontade de Deus”.

Sinos de todas igrejas de Paris tocarão em homenagem ao purpurado

Destacando a atitude do purpurado diante da doença, o Arcebispo francês explicou que “durante várias semanas, e especialmente nestes últimos dias, ele [Cardeal Vingt-Trois] entrou gradualmente no silêncio do mistério de Deus, e foi nesta oração confiante e abandono que ele pôde adormecer pacificamente esta noite”.

Por fim, Dom Ulrich fez um pedido para que às 17h desta sexta-feira, 18, “o sino da nossa Catedral de Notre-Dame em Paris e os sinos de todas as igrejas paroquiais da nossa Diocese toquem uma única badalada para cada um dos seus 82 anos, para anunciar aos fiéis de Paris o retorno a Deus do seu Arcebispo Emérito”.

Breve histórico do Cardeal André Vingt-Trois

Nascido no dia 7 de novembro de 1942, em Paris, André Vingt-Trois foi ordenado sacerdote em 1969, após concluir estudos em Teologia Moral no Instituto Católico de Paris. Tornou-se Bispo auxiliar da Diocese de Paris em 1988. Foi conselheiro de confiança do Cardeal Jean-Marie Lustiger até 1999, mesmo ano em que tornou-se Arcebispo de Tours.

No ano de 2005, o Papa São João Paulo II o nomeou Arcebispo de Paris e Ordinário para os fiéis católicos orientais residentes na França sem Bispo próprio. Entre os anos de 2007 e 2013, presidiu a Conferência Episcopal Francesa. O Papa Bento XVI o criou Cardeal em 2007. No dia 7 de dezembro de 2017, após atingir o limite de idade, renunciou ao governo pastoral da Arquidiocese. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas