Imagem original do Senhor do Bonfim é exposta para veneração dos fiéis em Salvador
A iniciativa de deixar a imagem mais acessível aos fiéis devotos faz parte das comemorações pelos 280 anos da chegada da imagem vinda de Portugal.
Salvador – Bahia (17/07/2025 16:53, Gaudium Press) A imagem original do Senhor do Bonfim, trazida de Portugal ao Brasil em 18 de abril de 1745, voltou a ser exposta na Basílica Santuário que leva o nome do Santo em Salvador, Bahia. Após seis anos, os fiéis poderão venerar de perto a imagem, que ficará posicionada na nave central da igreja até o dia 10 de agosto.
A iniciativa de deixar a imagem, que normalmente permanece no alto do templo, mais acessível aos fiéis devotos faz parte das comemorações pelos 280 anos de sua chegada vinda de Setúbal, em Portugal, por Teodósio Rodrigues de Faria, um oficial da Marinha Portuguesa. Esta é a 16ª vez que a imagem é retirada de seu lugar habitual. Uma réplica é utilizada em procissões e cerimônias religiosas.
“O povo baiano tem um carinho sobrenatural pelo Senhor do Bonfim. Através da Cruz, como um sinal de misericórdia e amor, ele atrai inúmeras pessoas que buscam conforto espiritual e esperança”, afirmou o reitor da Basílica, Padre Edson Menezes ao comentar sobre a importância desta aproximação dos devotos com a venerável imagem de Cristo crucificado.
Uma programação especial foi preparada para celebrar o Jubileu Comemorativo dos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim na capital baiana. No dia 1º de agosto ocorrerá o desembarque da Imagem na Praia da Penha do Navio da Marinha do Brasil, recordando a sua chegada ao país. De lá, haverá uma procissão de velas que conduzirá a imagem em procissão até a Colina Sagrada, repetindo o trajeto feito em 1754.
No dia 8 de agosto, às 18h, haverá uma apresentação do Núcleo de Músicas Antigas (Osba) na Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Já no dia 9 de agosto, às 11h, será realizado o Seminário intitulado: ‘280 anos da chegada da Imagem do Nosso Senhor do Bonfim à Bahia – Perpetuação da Devoção’. Dentre os palestrantes confirmados estão o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, e o Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar.
Por fim, no dia 10 de agosto, às 7h30, o Cardeal de Setúbal, Dom Américo Manuel Alves Aguiar, presidirá uma Missa Campal no Largo do Bonfim, que será co-celebrada pelo Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, além de Bispos e sacerdotes Arquidiocesanos. (EPC)
Deixe seu comentário