Cardeal Artime é nomeado legado pontifício para as Basílicas papais de Assis
O purpurado espanhol sucede o Cardeal Agostino Vallini, que havia sido nomeado pelo Papa Francisco como seu representante junto às Basílicas franciscanas.
Assis – Itália (16/07/2025 10:10, Gaudium Press) O Cardeal Ángel Fernández Artime, de 64 anos, pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como legado pontifício para as Basílicas Papais de São Francisco e Santa Maria dos Anjos em Assis, Itália.
Com a nomeação, o purpurado espanhol sucede no cargo o Cardeal Agostino Vallini, de 85 anos, que, em novembro de 2017, havia sido nomeado pelo Papa Francisco como seu representante junto às Basílicas franciscanas.
O que faz um legado pontifício?
O legado pontifício é um enviado do Papa que o representa de forma permanente em igrejas específicas, instituições eclesiásticas ou autoridades civis. Uma das suas principais funções é a de assegurar que a unidade entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares se tornem cada vez mais firmes e eficazes.
Além disso, ele também é reponsável por prestar assistência e aconselhar aos Bispos, manter relações com a Conferência Episcopal, propor candidatos ao episcopado à Santa Sé, entre outras funções. Importante destacar que o legado pontifício não possui poderes juridicionais em Assis, se limitando a zelar pelas boas relações entre a Santa Sé e as Basílicas.
Breve histórico sobre o Cardeal Ángel Fernández Artime
Nascido no dia 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, Astúrias, Espanha, Ángel Fernández Artime, estudou em colégios salesianos, emitindo seus primeiros votos em 1978. É formado em Teologia Pastoral, Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Valladolid. No dia 4 de julho de 1987 foi ordenado sacerdote.
No ano de 2014 foi eleito reitor-mor dos Salesianos, tornando-se o primeiro espanhol a ocupar o cargo. Foi reeleito em 2020 e liderou a congregação até 16 de agosto de 2024. No dia 30 de setembro de 2023, o Papa Francisco o criou Cardeal tornando-o o primeiro superior interino de uma congregação religiosa elevada ao cardinalato.
Já no dia 4 de outubro de 2023, foi nomeado para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. E em 6 de janeiro de 2025, foi nomeado pró-prefeito do mesmo dicastério. (EPC)
Deixe seu comentário