Gaudium news > Cardeal Artime é nomeado legado pontifício para as Basílicas papais de Assis

Cardeal Artime é nomeado legado pontifício para as Basílicas papais de Assis

O purpurado espanhol sucede o Cardeal Agostino Vallini, que havia sido nomeado pelo Papa Francisco como seu representante junto às Basílicas franciscanas.

Cardeal Artime e nomeado legado pontificio para as Basilicas papais de Assis 1

Assis – Itália (16/07/2025 10:10, Gaudium Press) O Cardeal Ángel Fernández Artime, de 64 anos, pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, foi nomeado pelo Papa Leão XIV como legado pontifício para as Basílicas Papais de São Francisco e Santa Maria dos Anjos em Assis, Itália.

Com a nomeação, o purpurado espanhol sucede no cargo o Cardeal Agostino Vallini, de 85 anos, que, em novembro de 2017, havia sido nomeado pelo Papa Francisco como seu representante junto às Basílicas franciscanas.

Basilica Papal de Sao Francisco de Assis

O que faz um legado pontifício?

O legado pontifício é um enviado do Papa que o representa de forma permanente em igrejas específicas, instituições eclesiásticas ou autoridades civis. Uma das suas principais funções é a de assegurar que a unidade entre a Sé Apostólica e as Igrejas particulares se tornem cada vez mais firmes e eficazes.

Além disso, ele também é reponsável por prestar assistência e aconselhar aos Bispos, manter relações com a Conferência Episcopal, propor candidatos ao episcopado à Santa Sé, entre outras funções. Importante destacar que o legado pontifício não possui poderes juridicionais em Assis, se limitando a zelar pelas boas relações entre a Santa Sé e as Basílicas.

Basilica de Santa Maria dos Anjos em Assis

Breve histórico sobre o Cardeal Ángel Fernández Artime

Nascido no dia 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, Astúrias, Espanha, Ángel Fernández Artime, estudou em colégios salesianos, emitindo seus primeiros votos em 1978. É formado em Teologia Pastoral, Filosofia e Pedagogia pela Universidade de Valladolid. No dia 4 de julho de 1987 foi ordenado sacerdote.

No ano de 2014 foi eleito reitor-mor dos Salesianos, tornando-se o primeiro espanhol a ocupar o cargo. Foi reeleito em 2020 e liderou a congregação até 16 de agosto de 2024. No dia 30 de setembro de 2023, o Papa Francisco o criou Cardeal tornando-o o primeiro superior interino de uma congregação religiosa elevada ao cardinalato.

Já no dia 4 de outubro de 2023, foi nomeado para o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. E em 6 de janeiro de 2025, foi nomeado pró-prefeito do mesmo dicastério. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas