Gaudium news > Santo Cálice conservado na Catedral de Valência, Espanha, realiza saída extraordinária

Santo Cálice conservado na Catedral de Valência, Espanha, realiza saída extraordinária

Raramente esta relíquia é retirada do local onde é conservada desde o ano de 1437. Ela é usada apenas na Festa do Santo Cálice, em outubro e na Quinta-Feira Santa.

Santo Calice conservado na Catedral de Valencia Espanha realiza saida extraordinaria 1

Valência – Espanha (14/07/2025 13:44, Gaudium Press) O Santo Cálice, uma das relíquias mais importantes do cristianismo, que é conservado na Catedral espanhola de Valência desde o século XV, visitará nesta próxima terça-feira, 15, o Mosteiro de San Juan de la Peña (onde permaneceu escondido por mais de três séculos) e a Catedral de Jaca, por ocasião do 75º aniversário da Real Irmandade de San Juan de la Peña.

Neste mesmo dia, os fiéis devotos poderão venerar o Santo Cálice durante uma Celebração Eucarística Solene. No dia seguinte, serão celebradas duas Santas Missas: a primeira na parte da manhã, seguida por uma Hora Santa e a segunda na parte da tarde, após a qual, o Santo Cálice será conduzido em procissão solene do altar principal até o átrio da catedral, antes de retornar para Valência.

O Santo Cálice raramente é retirado do local onde é conservado

“Este é um acontecimento muito importante, excepcional e de fraternidade. Sempre que estamos perto do Santo Cálice, estamos vendo com nossos próprios olhos o que Jesus veria. Portanto, ao contemplá-lo, somos convidados a ter os mesmos sentimentos de Cristo”, afirmou o Padre Álvaro Almenar, cônego guardião do Santo Cálice, sacerdote responsável pela custódia da relíquia.

Raramente o Santo Cálice é retirado do local onde é conservado na Catedral de Valência, onde permanece desde o ano de 1437. Anualmente ele é usado apenas na Festa do Santo Cálice, celebrada em outubro e na Quinta-Feira Santa, quando ele fica exposto no altar principal para a veneração dos fiéis.

Santo Calice conservado na Catedral de Valencia Espanha realiza saida extraordinaria 2

Breve história de como o Santo Cálice foi parar em Valência

Segundo historiadores, o Santo Cálice usado por Nosso Senhor Jesus Cristo na Última Ceia chegou à Espanha através de Lorenzo, Diácono do Papa Sisto II. Ele havia enviado a relíquia para Loreto, perto de Huesca, porém, por conta da invasão muçulmana no século VIII, ele foi levado de um lugar para outro até chegar em Jaca, em meados do século XI, sendo doado para o Mosteiro de San Juan de la Peña, onde permaneceu por mais de três séculos. Martinho I, rei de Aragão (1396-1410), quis a relíquia para si, porém, no ano de 1437, Afonso V de Aragão doou o Santo Cálice à Catedral de Valência. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas