56.000 catequistas no Vietnã
Os cursos de verão para catequistas, administrados pelos párocos e sob a orientação de religiosos e religiosas, estão se multiplicando na Igreja do Vietnã.
Foto: Conferência dos Bispos do Vietnã
Redação (14/07/2025 15:38, Gaudium Press) Embora no Vietnã as aulas de catequese sejam suspensas durante o período de férias escolares, de junho a agosto, os catequistas utilizam esse intervalo para aprimorar seus conhecimentos profissionais no ensino do catecismo, e a maioria das paróquias do país promove cursos de curta duração destinados à formação contínua dos catequistas.
Recentemente, no Centro Pastoral da Diocese de Bac Ninh, o Comitê Catequético Diocesano organizou um curso de formação de verão destinado a catequistas de algumas paróquias da diocese.
No início das jornadas de formação, o Pe. Dominic Nguyen Nhu Khue comentou sobre a situação atual do ensino do catecismo na diocese, sublinhando a necessidade de inovar os métodos e programas didáticos para adaptá-los à situação pastoral atual.
“O papel essencial do grupo de catequistas”, destacou o Pe. Dominic, “é servir de ‘ponte’ para levar a Palavra de Deus às crianças, e os catequistas devem tornar-se pessoas que inspiram o aprendizado do catecismo através do seu testemunho de vida e do seu serviço dedicado”.
O conteúdo da Bíblia e a pedagogia catequética apresentados pelas irmãs no curso não só fornecem conhecimentos básicos, mas também abrem abordagens flexíveis adaptadas a cada localidade e a cada grupo específico de alunos.
Na homilia da missa de abertura do curso de formação para 80 catequistas na diocese de Bui Chu, no norte do Vietnã, o Pe. Joseph Nguyen Trong Tinh, responsável pelo Comitê para o Catecismo, lembrou a obra do Espírito Santo na evangelização.
“O Espírito Santo”, disse ele, “foi a força que ajudou os apóstolos a ir corajosamente pregar o Evangelho apesar do perigo, e o mesmo acontece com os catequistas, que precisam da ajuda do Espírito Santo”.
De acordo com os dados disponíveis, o número de católicos no Vietnã é de aproximadamente 7.295.000 pessoas, o que equivale a 7,21% da população. As comunidades católicas estão organizadas em 27 dioceses e há mais de 56.000 catequistas.
Religiosos, religiosas e fiéis são catequistas
Dependendo da situação específica, o número de alunos e catequistas varia em cada paróquia. Além dos religiosos e religiosas, a maioria dos catequistas são fiéis que se oferecem como voluntários para realizar o trabalho de ensino do catecismo. Eles desempenham um papel muito importante nas paróquias, ensinando o catecismo a crianças e jovens entre 4 e 18 anos.
A formação e seleção dos catequistas também é flexível na Igreja vietnamita: é gerida diretamente pelo pároco e sob a orientação de religiosos e religiosas, dotados de conhecimentos e competências específicas para ensinar o catecismo às crianças da paróquia.
Também na diocese de Hai Phong, no norte do Vietnã, o Comitê Catequético organizou cursos de formação sobre pedagogia catequética para as paróquias diocesanas, dos quais participaram 140 catequistas.
A Sra. Maria Madalena Pham Thi Thuy, secretária do Comitê Catequético da Arquidiocese de Saigon, apresentou os conteúdos fundamentais da pedagogia catequética: princípios do ensino, competências na apresentação da Palavra de Deus, métodos de aproximação às crianças no tempo presente.
Além disso, os catequistas aprofundaram temas importantes como a psicologia das crianças, os métodos de preparação das aulas e, em particular, a apresentação da Palavra de Deus relacionada à vida interior de oração.
O Pe. Peter Hoang Van Do, responsável pelo Comitê Catequético, exortou e convidou cada catequista a se tornar testemunha viva da Palavra de Deus no âmbito da educação na fé.
“A missão do catequista”, frisou ele, “é também a de ser um companheiro, um semeador da fé e uma ponte que conecta as crianças a Cristo, sob a orientação do Espírito Santo, para ajudar as crianças a encontrar verdadeiramente a Palavra de Deus de maneira viva”.
Com informações Agência Fides.
Deixe seu comentário