Primeira Arquidiocese criada pelo Papa Leão XIV é oficialmente instalada
A Arquidiocese de São José do Rio Preto, localizada no interior de São Paulo, nasce com a marca de ser a primeira no mundo criada no pontificado de Prevost.
São José do Rio Preto – São Paulo (11/07/2025 15:43, Gaudium Press) Na manhã da última quarta-feira, 9, através da celebração de uma Santa Missa Solene na Catedral de São José, foi oficialmente instalada a Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP). A cerimônia confirmou a decisão do Papa Leão XIV que tornou a Diocese paulista a primeira Arquidiocese criada no mundo durante o seu pontificado.
Estiveram presentes na solenidade: o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e ex-Bispo de Rio Preto; Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba (MG) e também ex-bispo local; além de Dom Antônio Emidio Vilar, que tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano da nova Arquidiocese.
Uma grande responsabilidade e uma missão maior
Durante a Santa Missa foi feita a leitura do decreto de Papa Leão XIV diante de inúmeros fiéis, além de autoridades eclesiásticas e representantes das quatro Dioceses que passam a integrar a nova Província Eclesiástica de São José do Rio Preto: Barretos (SP), Catanduva (SP), Jales (SP) e Votuporanga (SP).
Ao tomar posse, Dom Antônio Emidio Vilar afirmou que a elevação de São José do Rio Preto à Arquidiocese é uma grande responsabilidade, que faz com que todos os católicos da Diocese assumam uma missão maior. Ainda dentro da cerimônia foram apresentados os brasões da nova Arquidiocese e do Arcebispo e elevadas às imagens dos padroeiros das Dioceses sufragâneas.
Diocese de São José do Rio Preto
Criada no dia 5 de janeiro de 1929, por meio da Bula ‘Sollicitudo Omnium Ecclesiarum’, do Papa Pio XI, a Diocese de São José do Rio Preto era composta inicialmente por quinze Paróquias. Em 8 de agosto de 1930, o Papa Pio XI nomeou Dom Lafayette Libânio como primeiro Bispo desta Diocese.
Atendendo um desejo do povo e um pedido de Dom Lafayette, no dia 17 de agosto de 1954 o Papa Pio XII declarou o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria como padroeiro principal da Diocese de Rio Preto. No dia 1º de setembro de 2002, Dom Orani João Tempesta, então Bispo da Diocese de São José, enviou um pedido ao Papa São João Paulo II para que São José fosse reconhecido como co-padroeiro diocesano, sendo atendido no ano seguinte. (EPC)
Deixe seu comentário