Gaudium news > Mosteiros e conventos alemães estão fechando por falta de vocações

Mosteiros e conventos alemães estão fechando por falta de vocações

Algumas propriedades religiosas estão sendo colocadas à venda no país, pois as comunidades religiosas não conseguem membros suficientes para habitá-las.

Mosteiros e conventos alemaes estao fechando por falta de vocacoes

Foto: Pixabay/Peter H.

Berlim – Alemanha (04/08/2025 14:01, Gaudium Press) A Igreja Católica na Alemanha está passando por uma crise de vocações religiosas. Este triste fato pode ser constatado pelos inúmeros mosteiros e conventos que estão fechando e até mesmo sendo colocados à venda por conta do número cada vez menor de membros.

De acordo com dados divulgados pela Conferência Alemã de Superiores Religiosos (DOK) em uma década, o número de conventos femininos no país caiu de 1.627 em 2012 para 964 dez anos depois. No mesmo período, o número de ordens religiosas masculinas também teve uma drástica redução, indo de 461 para 385.

Número de religiosas caiu na Alemanha

Tradicionalmente, sempre houve mais vocações femininas do que masculinas na Alemanha, um dos motivos é o fato da Igreja Católica impedir a ordenação sacerdotal de mulheres. No ano de 2004, o país tinha 26.370 religiosas e 5.108. Dez anos depois, os números caíram para 17.513 religiosas e 3.161 religiosos. O auge das vocações religiosas femininas aconteceu em 1960, após a Segunda Guerra Mundial, quanto a Alemanha possuía 93 mil religiosas.

Para Maria Thoma Dikow, vice-presidente do DOK, existem vários motivos que justificam o declínio no número de religiosas, dos quais ela destaca os seguintes: a diminuição do poder de coesão da Igreja; a redução da natalidade, uma vez que famílias numerosas facilitam o número de vocações religiosas; e mudanças no mercado de trabalho, pois antes as mulheres mal podiam estudar e tinham dificuldade em alcançar um bom cargo, as comunidades religiosas eram uma oportunidade para elas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas