Gaudium news > Frades Menores divulgam calendário de celebrações para o Perdão de Assis

Frades Menores divulgam calendário de celebrações para o Perdão de Assis

O Perdão de Assis é uma porta aberta à misericórdia, um chamado universal que reúne fiéis de todas as partes do mundo para uma experiência viva de reconciliação e renovação

Frades Menores divulgam calendario de celebracoes para o Perdao de Assis 3

Assis – Itália (11/07/2025 11:55, Gaudium Press) Os Frades Menores da região italiana da Úmbria, divulgaram nesta quinta-feira, 10, um comunicado sobre o Perdão de Assis, Solenidade que será celebrada entre os dias 29 de julho a 4 de agosto. Durante este período, a Basílica de Santa Maria dos Anjos, na Porciúncula, receberá milhares de peregrinos. Este ano, as comemorações também celebrarão o centenário do Cântico das Criaturas.

Perdao de Assis qual sua origem e como obte lo 4

Perdão de Assis: uma porta aberta à misericórdia

Neste local, no ano de 1216, São Francisco de Assis pediu e obteve de Nosso Senhor Jesus Cristo a graça de que todo fiel, tendo se confessado e se arrependido, pudesse receber o perdão completo das culpas e das penas, acessando assim a graça da salvação. “Meus irmãos, quero enviar-vos a todos para o Céu!”, anunciou o pobrezinho de Assis ao povo. O benefício foi posteriormente aprovado pelo Papa Honório III.

“O Perdão de Assis continua sendo uma porta aberta à misericórdia, um chamado universal que reúne fiéis de todas as partes do mundo para uma experiência viva de reconciliação e renovação. Em um tempo marcado por guerras e conflitos, sobretudo no Oriente Médio, sua voz crível e pacificadora é aguardada como uma palavra de esperança, consolo e diálogo”, diz um trecho do documento.

Frades Menores divulgam calendario de celebracoes para o Perdao de Assis 1

Calendário de celebrações festivas

A programação festiva será iniciada com um Tríduo preparatório entre os dias 29 a 31 de julho, às 21h15 (horário local), com reflexões conduzidas por Dom Paolo Martinelli, Vigário Apostólico da Arábia Meridional. O tema escolhido para o Tríduo é ‘O cântico do irmão sol: a Fé adulta e a admiração de uma criança’.

O Frei Pietro Marini ministrará uma catequese penitencial no dia 31 de julho. Já no dia 1º de agosto, Dom Domenico Sorrentino, bispo das Dioceses de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e de Foligno, presidirá uma Santa Missa às 7h e, mais tarde também celebrará as Vésperas. Às 11h, Frei Massimo Fusarelli, ministro geral dos Frades Menores, presidirá a Celebração Eucarística.

No dia 2 de agosto, Solenidade do Perdão, haverá várias celebrações de Santas Missas, além da assinatura do Pacto de Amizade entre os Santuários da Misericórdia: Porciúncula – Collemaggio, na presença de Dom Antonio D’Angelo, Arcebispo Metropolitano de L’Aquila. Para a parte da noite está programada a recitação do Terço e a tradicional procissão luminosa.

Um dos momentos mais aguardados é o da chegada da 43ª Marcha Franciscana ‘Tu, esperanza certa’, que levará centenas de jovens em peregrinação à Porciúncula no dia 1º de agosto. Além disso, durante este período estão programados diversos eventos culturais, incluindo apresentações teatrais e concertos.

Frades Menores divulgam calendario de celebracoes para o Perdao de Assis 2

Centenário do Cântico das Criaturas

O ministro geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, destaca que este ano, a celebração do Perdão de Assis será comemorada dentro do contexto do Centenário do Cântico das Criaturas. “São Francisco, por meio de seu Cântico, nos ensinou a contemplar a criação com novos olhos, reconhecendo a marca do Criador em cada ser. No Cântico, Francisco invoca o perdão e vai um passo além: louva o Criador e convida ao perdão mútuo por amor a Ele. É significativo que ele conclua justamente com o perdão, louvando a Deus por seu amor”.

Segundo Frei Francesco Piloni, ministro provincial dos Frades Menores da Úmbria e Sardenha, o Perdão na Porciúncula pode ser definido como “voltar ao essencial do Evangelho” ele efetivamente, “significa retornar à essência do Evangelho: a confiança ilimitada na misericórdia de Deus. Neste tempo de desalento e crises que se aceleram, é como se Francisco nos dissesse ainda hoje que nenhum de nós está excluído da ternura do Pai”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas