Academia Marial de Aparecida completa 40 anos de fundação
Está sendo preparada uma série especial de publicações nas quais serão recordadas figuras importantes que fizeram parte da história desta instituição.
Aparecida – São Paulo (10/07/2025 11:06, Gaudium Press) No próximo dia 16 de julho, a Academia Marial de Aparecida (AMA) completará 40 anos de fundação. Ao longo dessas quatro décadas, a instituição consolidou-se como um importante e único centro de estudos mariológicos no Brasil, reunindo estudiosos, teólogos, devotos e pesquisadores com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre Nossa Senhora.
Série especial de cinco publicações
Como forma de celebrar este marco histórico, a AMA está preparando uma série especial de cinco publicações nas quais serão recordadas figuras importantes que fizeram parte da história desta instituição. O propósito dessa iniciativa é a de registrar a trajetória de crescimento da AMA valorizando a contribuição de cada um dos ex-diretores que atuaram na instituição ao longo dessas quatro décadas.
Ao longo de sua história, a AMA contou com onze diretores, todos comprometidos com o fortalecimento da Fé, Devoção e com o incentivo às pesquisas acadêmicas e à divulgação dos estudos sobre a Mariologia. Atualmente, a instituição é conduzida pelo Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R, que trabalha fortificando os trabalhos e as contribuições da Academia tanto no meio acadêmico quanto no pastoral.
Academia Marial de Aparecida
No dia 16 de julho de 1985, durante o 11º Congresso Eucarístico Nacional, a Academia iniciou seus trabalhos a partir de um Decreto de Criação. O Cônego João Corrêa Machado foi nomeado como primeiro presidente, tendo a missão de promover a estruturação e a organização do local.
Fundamentada no conhecimento teológico, evangelizador e pastoral, auxiliado por outros instrumentos de pesquisa e estudos sobre Nossa Senhora, o objetivo da iniciativa é a de cultivar e desenvolver a devoção à Padroeira do Brasil.
A Academia foi criada como um centro de reflexões, pesquisas e estudos da Teologia Mariana e da devoção a Nossa Senhora. Ali, as pessoas podem ter mais informações e cursos sobre a Fé do povo brasileiro a partir da intercessão de Maria, do projeto de Deus em nossa vida e na vida da Igreja através da Mariologia de todas as formas científicas de análise da Fé.
O atual chanceler da Academia Marial de Aparecida é Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. Já o presidente é o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.. A direção executiva é do missionário redentorista, Padre Rosivaldo Motta, C.Ss.R. A instituição conta com 463 associados ativos, que contribuem de forma direta para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Academia, visando auxiliar na compreensão mais clara do papel da Virgem Maria na história da salvação e na vida da Igreja.
A Academia Marial de Aparecida funciona no 11º andar da Torre Brasília, no Santuário Nacional. O local é aberto à participação de todos os que exercem alguma atividade na dimensão mariana ou simplesmente desejam aprofundar o conhecimento teológico-mariano. (EPC)
Deixe seu comentário