Gaudium news > Papa Leão XIV recebe o presidente da Ucrânia

Papa Leão XIV recebe o presidente da Ucrânia

O presidente Volodymyr Zelensky foi recebido nesta quarta-feira, 9 de julho, pelo Papa em Castel Gandolfo, na Villa Barberini, residência de verão de Leão XIV. No centro da conversa, a urgência de definir “caminhos justos e duradouros para a paz”.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (09/07/2025 09:51, Gaudium Press) O Papa Leão XIV e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski se reuniram nesta terça-feira em Castelgandolfo para discutir a situação na Ucrânia e a busca de caminhos para pôr fim ao conflito. Na conversa, qualificada como “cordial” pela Santa Sé, o Pontífice expressou sua “dor pelas vítimas” e encorajou a envidar “todos os esforços possíveis” para libertar os prisioneiros de guerra, além de renovar sua proximidade com o povo ucraniano.

Zelenski está na Itália por ocasião da Conferência sobre a recuperação da Ucrânia e a reconstrução de longo prazo após a invasão da Rússia, que acontecerá em Roma nos dias 10 e 11 de julho. Após aterrissar na capital italiana, ele se deslocou para o pequeno município de Lacio para o encontro com Leão XIV, que permanece na residência de verão desde o último domingo. A reunião foi realizada na Villa Barberini, onde o presidente foi recebido por Monsenhor Leonardo Sapienza, regente da Prefeitura da Casa Pontifícia.

Durante o encontro, o Papa reafirmou a “importância do diálogo como via privilegiada para pôr fim às hostilidades” e manifestou sua “disponibilidade para receber no Vaticano os representantes da Rússia e da Ucrânia com o objetivo de avançar nas negociações”.

Zelenski, vestido de preto, presenteou o Pontífice com um álbum sobre a tradição iconográfica ucraniana. Ambos os líderes apareceram na varanda da Villa para saudar os jornalistas reunidos. Posteriormente, o presidente ucraniano declarou à imprensa sua gratidão pela ajuda do Vaticano, especialmente na repatriação de menores transferidos para a Rússia e na libertação de prisioneiros.

O presidente destacou a “importância” de contar com a mediação do Vaticano para promover uma reunião de alto nível que permita alcançar a paz. Zelenski estava acompanhado pelo embaixador ucraniano junto à Santa Sé, Andrii Yurash, e pelo chefe de seu gabinete, Andriy Yermak.

Este é o segundo encontro entre Leão XIV e Zelenski, após a audiência realizada em 18 de maio do ano passado. Naquela ocasião, o presidente ucraniano agradeceu ao Papa suas palavras em favor de “uma paz justa” durante o Regina Caeli e o convidou a visitar a Ucrânia, considerando isso um gesto de esperança para seu povo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas