Papa Leão XIV viaja para sua residência de verão em Castel Gandolfo
Leão XIV é o 16º Papa a se hospedar nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, local onde os Papas costumam se recolher para descansar e trabalhar em um contexto diferente.
Cidade do Vaticano (07/07/2025 13:57, Gaudium Press) Na tarde do último domingo, 6, o Papa Leão XIV deixou o Vaticano de automóvel e seguiu rumo às Vilas Pontifícias da pequena cidade de Castel Gandolfo, a 25 quilômetros de Roma. Ao chegar, ele foi calorosamente recepcionado por moradores e turistas. Ali ele permanecerá até o dia 20 de julho, para um breve período de repouso. Uma nova estadia está prevista para meados de agosto, dos dias 15 ao 17.
Residência de verão de 16 pontífices
Castel Gandolfo foi escolhido para ser a residência de verão dos pontífices desde meados do século XVII e Leão XIV é o 16º Papa a se hospedar no local. O primeiro pontífice a passar as férias de verão ali foi o Papa Urbano VII, no dia 10 de maio de 1626. Bento XVI foi o último Papa a se hospedar em Castel Gandolfo, tendo inclusive concluído seu pontificado ali até se transferir para o Mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, no Vaticano, onde residiu até sua morte. Francisco visitou o Palácio Apostólico em três ocasiões, mas nunca pernoitou.
Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV
“Estamos extremamente felizes. É um evento que está repercutindo em todo o mundo”, declarou à mídia vaticana o Padre Tadeusz Rozmus, pároco da Paróquia Pontifícia de São Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo. No próximo domingo, 13 de julho, às 10h (horário local, 5h no horário de Brasília), o Papa Leão XIV presidirá uma Santa Missa nessa Paróquia
Castel Gandolfo não é apenas um local de descanso
Padre Rozmus destacou que “Castel Gandolfo não é apenas um local de descanso. O Papa também vem aqui para trabalhar em um contexto diferente: preparar encíclicas, realizar reuniões, dividindo-se entre repouso e trabalho”. O sacerdote ainda comentou que tem recebido telefonemas de pessoas do mundo inteiro perguntando sobre a estadia de Leão XIV em Castel Gandolfo. (EPC)
Deixe seu comentário