Gaudium news > Leão XIV convida fiéis a rezarem ao Espírito Santo pedindo discernimento

Leão XIV convida fiéis a rezarem ao Espírito Santo pedindo discernimento

O pedido foi feito pelo Santo Padre através de uma vídeo mensagem divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa com sua intenção de oração para o mês de julho.

Leao XIV convida fieis a rezarem ao Espirito Santo pedindo discernimento 1

Cidade do Vaticano (04/07/2025 12:58, Gaudium Press) A Rede Mundial de Oração do Papa divulgou a intenção de oração do Santo Padre para este mês de julho. Através de uma mensagem em vídeo, o Pontífice exorta os fiéis para que rezem pedindo para que “aprendamos cada vez mais a discernir, a saber escolher caminhos de vida e a rejeitar tudo o que nos distancie de Cristo e do Evangelho”.

As imagens que ilustram o vídeo são de uma mulher que caminha por uma floresta, se perde e encontra orientação através do Evangelho. Ao fundo é possível ouvir Leão XIV lendo uma oração inédita na qual pede ao Espírito Santo a graça de aprender a discernir, uma virtude necessária neste mundo em constante mudança para decidir com sabedoria.

Oração ao Espírito Santo pedindo discernimento

“Espírito Santo, luz do nosso entendimento, sopro e suavidade nas nossas decisões, concede-me a graça de escutar atentamente a tua voz para discernir os caminhos secretos do meu coração, a fim de compreender o que realmente é importante para ti e libertar o meu coração dos seus sofrimentos. Peço-te a graça de aprender a parar para tomar consciência da minha maneira de agir, dos sentimentos que habitam em mim, dos pensamentos que me invadem e que, muitas vezes, não percebo.

Desejo que as minhas escolhas me conduzam à alegria do Evangelho. Mesmo que tenha de passar por momentos de dúvida e cansaço, mesmo que tenha de lutar, refletir, procurar e recomeçar… Porque, no fim do caminho, A tua consolação é o fruto da boa decisão. Concede-me conhecer melhor o que me move, para rejeitar o que me afasta de Cristo, e amá-lo e servi-lo mais. Amém.”

Descobrir os caminhos que realmente importam

Dom Robert J. Brennan, Bispo de Brooklyn, Diocese que colabora com o vídeo deste mês, comentou que “no meio da pressa da vida quotidiana, devemos aprender a fazer uma pausa e criar momentos sagrados para a oração. São nesses espaços silenciosos de escuta atenta que descobrimos quais os caminhos que realmente importam e encontramos o discernimento para escolher o que conduz verdadeiramente à alegria que vem só de Deus”.

Já o Padre Cristóbal Fones, o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, explicou que “a formação para o discernimento é fundamental para navegar num mundo complexo. Ela inclui a oração, a reflexão pessoal, o estudo das Escrituras e o acompanhamento espiritual. Cultivar uma relação profunda com Jesus é o mais importante, pois assim podemos reconhecer a sua voz no meio de tantas vozes do mundo e ter a clareza necessária para tomar as nossas decisões em função de um propósito e num horizonte mais humano”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas