Vietnã: 40 novos sacerdotes são ordenados durante o mês do Sagrado Coração de Jesus
O Vietnã continua oferecendo muitas vocações sacerdotais, constituindo um precioso dom para a Igreja local.
Vietnã – Hanói (01/07/2025 18:15, Gaudium Press) Ao longo de junho de 2025, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e tradicionalmente reservado às ordenações sacerdotais, a Igreja Católica no Vietnã ganhou quarenta novos sacerdotes: 6 na Diocese de Da Nang; 13 na Diocese de Can Tho, no Delta do Mekong; e 21 na Arquidiocese da Cidade de Ho Chi Minh.
Consagrados para serem Alter Christus e Pastores do Povo de Deus
Em cerimônia presidida por Dom Joseph Dang Duc Ngan, Arcebispo de Hue e Administrador Apostólico de Da Nang, no dia 24 de junho na Catedral de Da Nang, seis novos sacerdotes foram ordenados. Segundo o celebrante, eles foram “consagrados para serem cada um deles um Alter Christus, para se tornarem pastores do Povo de Deus, não para viverem para si mesmos, mas para serem tudo para todos”.
“Um sacerdote não se torna perfeito a partir do dia da sua ordenação. O sacerdócio é um caminho de crescimento diário em Cristo e de fortalecimento constante no Espírito Santo para cumprir a missão de Deus e da Igreja com alegria e amor verdadeiro”, destacou o prelado.
Levar a sério a vontade de Deus para transmitir a Boa Nova
No dia seguinte, 25 de junho, Dom Peter Le Tan Loi, Bispo da Diocese de Can Tho, presidiu a cerimônia de ordenação de treze novos sacerdotes na Catedral de Soc Trang. Na ocasião, o Bispo convidou a comunidade para “unir-se em oração e a acompanhar os novos sacerdotes, para que levem sempre uma vida fiel à sua identidade pastoral: humildes, santos e dedicados ao rebanho”.
Por fim, no dia 27 de junho, Dia mundial de oração pela santificação sacerdotal, Dom Joseph Nguyen Nang, Arcebispo da Cidade de Ho Chi Minh, presidiu a celebração de ordenação de vinte e um novos sacerdotes. Em sua homilia ele enfatizou que “o sacerdote, em seu ministério, leva a sério a vontade de Deus para que, em cada ação — litúrgica, pastoral e caritativa — possa transmitir a Boa Nova.
Cerimônia de ordenação de seis novos diáconos
No mesmo dia, Dom Emmanuel Nguyen Hong Son, Bispo da Diocese de Ba Ria, presidiu a cerimônia de ordenação de seis novos diáconos no Santuário de Nossa Senhora de Bai Dau. Essas diversas ordenações demonstram como a Igreja Católica no Vietnã continua a florescer em vocações sacerdotais, constituindo um precioso dom para a Igreja local. (EPC)
Deixe seu comentário