Rio de Janeiro: CELAM comemora 70 anos de existência
O Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) iniciou sua 40a Assembleia Geral Ordinária. A reunião acontece no Rio de Janeiro, em comemoração aos 70 anos da primeira Conferência do Episcopado no continente, ocorrida em 1955, na cidade que na época era a capital do Brasil.
Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB
Redação (28/05/2025 09:39, Gaudium Press) A missa de abertura do encontro foi celebrada no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana. Foi essa escola que acolheu, há 70 anos, o encontro com os bispos latino-americanos que deu início ao Conselho Episcopal do continente. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, presidiu a eucaristia.
Em sua homilia, Dom Jaime recordou que a existência do conselho é “a realização de um sonho, um projeto eclesial de comunhão, participação e missão”. O presidente da CNBB e do Celam salientou o pioneirismo dos bispos do continente, “responsáveis por iniciativas vigorosas para a aplicação das orientações do Concílio Vaticano II”. Também recordou as Conferências do Episcopado do continente, que “indicaram caminhos, sinalizaram rotas, ofereceram orientações valiosas para a evangelização”, e inspiraram igrejas de outros continentes. Outro ponto de destaque foi a Assembleia Eclesial, em 2022, que “ofereceu indicações valiosas para o Sínodo de 2024” e “a participação ativa de tantos foi mais que importante”, sublinhou.
Após a missa, foi descerrada e abençoada uma placa comemorativa dos 70 anos da primeira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.
A 40ª Assembleia Geral Ordinária do Celam começou no dia 26 de maio e segue até sexta-feira, dia 30 de maio, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O encontro tem como objetivo fortalecer o espírito de colegialidade e de serviço dos bispos ao povo, discernindo os sinais dos tempos, agora nesta nova etapa da Igreja universal liderada pelo Papa Leão XIV, e os caminhos de comunhão que renovam a presença e a missão evangelizadora da Igreja na América Latina e no Caribe, à luz dos 70 anos da primeira Conferência Geral do Episcopado Latino Americano.
Participam da Assembleia os presidentes e secretários gerais dos 22 episcopados do continente com o objetivo de “fortalecer o espírito de colegialidade e serviço aos nossos povos”.
Com informações CNBB
Deixe seu comentário