Dom Valter Magno é nomeado novo Bispo de Ituiutaba (MG)
O prelado assumirá o lugar de Dom Irineu Andreassa, que teve seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo Papa Leão XIV.
Redação (22/05/2025 10:37, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 22, o Papa Leão XIV nomeou o atual Bispo auxiliar de Salvador (BA), Dom Valter Magno de Carvalho, como novo Bispo de Ituiutaba (MG). O prelado assumirá o lugar de Dom Irineu Andreassa, que teve seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo Papa Leão XIV.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem saudando o novo Bispo de Ituiutaba e manifestando alegria por sua nomeação. Os prelados brasileiros desejam que o governo pastoral de Dom Valter Magno de Carvalho produza bons frutos, confiando seu ministério e sua nova missão à intercessão de São José, padroeiro da Diocese.
“Vou como um ‘peregrino de esperança’”
Em mensagem à arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno afirmou que vai para Minas Gerais “levando na bagagem do seu coração o amor recebido e a certeza de que as experiências vividas em Salvador se tornaram inesquecíveis”.
“Vou como um ‘peregrino de esperança’, com o coração aberto para conhecer a bela história de Fé desta Igreja particular, valorizar as iniciativas pastorais em favor do povo e das comunidades eclesiais missionárias e para colaborar nesta mesma missão”, concluiu.
Breve biografia de Dom Valter Magno de Carvalho
Nascido no dia 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova, Arquidiocese de Mariana (MG), Valter Magno de Carvalho estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, em Mariana, sendo ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Mariana em 23 de agosto de 1997.
No dia 4 de novembro de 2020, foi nomeado Bispo titular de Giufi e auxiliar da Arquidiocese de Salvador (BA), recebendo a ordenação episcopal em 23 de janeiro de 2021. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.
Dentre os cargos que desempenhou estão os seguintes: diretor e professor do Curso Propedêutico; Administrador Paroquial de Santo Antônio em Correia de Almeida, distrito de Barbacena (MG), e de São Sebastião em Cláudio Manoel, distrito de Mariana (MG); Pároco da Basílica de São José em Barbacena (MG), de Nossa Senhora da Assunção em Barbacena (MG) e de Nossa Senhora das Mercês em Mercês (MG); Vigário Episcopal; Vigário Forâneo; Reitor do Seminário Maior São José; Diretor da Escola Diaconal São Lourenço; Membro do Colégio de Consultores; Professor do Instituto de Teologia local. (EPC)
Deixe seu comentário