Gaudium news > Filipinas: Santuário de Marikina recebe o status de Basílica menor

Filipinas: Santuário de Marikina recebe o status de Basílica menor

Este Santuário se torna a segunda Basílica menor da Diocese de Antipolo, juntando-se à Basílica de São João Batista em Taytay, que recebeu este título no início de 2024.

Filipinas Santuario de Marikina recebe o status de Basilica menor

Marikina – Filipinas (02/06/2025 12:13, Gaudium Press) A Santa Sé aprovou a elevação de um Santuário Diocesano na cidade de Marikina, Filipinas, ao status de Basílica menor. O Santuário e Paróquia de São Paulo da Cruz será o primeiro templo filipino a receber essa honra sob o papado do Papa Leão XIV.

Segunda Basílica menor da Diocese de Antipolo

Esta elevação, anunciada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através de um decreto emitido no Vaticano, é um reconhecimento do significado espiritual e a Fé ativa da comunidade que frequenta o Santuário, e atende ao pedido feito por Dom Ruperto Cruz Santos, Bispo de Antipolo.

O Santuário se torna a segunda Basílica menor da Diocese de Antipolo, juntando-se à Basílica de São João Batista em Taytay, que recebeu este título no início de 2024. Apesar da petição ter sido apresentada em dezembro de 2024, durante o pontificado do Papa Francisco, o decreto foi emitido somente após a eleição de Leão XIV.

Uma “bênção importante” e um “reconhecimento sagrado”

Dom Ruperto considera esta elevação uma “bênção importante” e “reconhecimento sagrado” para o Santuário e para a Diocese. “Que esta Basílica se torne um refúgio de oração, renovação e refúgio espiritual, ecoando o amor e a misericórdia de Deus a todos que O buscam.

De acordo com o prelado, estas duas Basílicas menores na Diocese de Antipolo são pilares de devoção, convidando peregrinos e fiéis “a encontrar Cristo de uma forma profunda e transformadora”. “Ao celebrarmos este dom divino, que possamos continuar a nutrir e fortalecer nossa Fé, trazendo o espírito de evangelização em nossa comunidade”, afirmou.

Breve histórico do novo Santuário

Considerada a igreja mais antiga das Filipinas dedicada a São Paulo da Cruz, tendo sido estabelecida como paróquia em 1975, o Santuário foi inicialmente administrado pelos Padres Passionistas até 2004, quando o cuidado pastoral da paróquia foi transferido para a Diocese. O Santuário abriga a imagem pontifícia coroada de Nossa Senhora de Fátima de Marikina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas