Gaudium news > Papa Prevost recebeu o prelado do Opus Dei

Papa Prevost recebeu o prelado do Opus Dei

Leão XIV ouviu com grande interesse as explicações que lhe foram dadas sobre o estudo atual dos Estatutos da Prelazia.

7 1

Redação (15/05/2025 17:10, Gaudium Press) O Papa Leão XIV recebeu ontem em audiência o Prelado do Opus Dei, Mons. Fernando Ocáriz, acompanhado de seu Vigário Auxiliar, Mons. Mariano Fazio, num encontro que o Opus Dei descreveu como de proximidade e de carinho por parte do Pontífice.

O Papa Prevost, entre outros temas, perguntou sobre o estudo em curso dos Estatutos da Prelazia. Leão XIV ouviu com grande interesse as explicações dadas. No final da audiência, o Papa referiu-se às invocações de Nossa Senhora que eram celebradas no dia da sua eleição. Em uma atmosfera familiar de confiança, Leão XIV deu a sua bênção paternal ao Prelado e ao Vigário Auxiliar, segundo o Opus Dei.

A reforma dos estatutos

O Opus Dei está em processo de revisão de seus estatutos, de adaptação ao motu proprio Ad Charisma Tuendum, emitido por Francisco em julho de 2022.

Entre as principais modificações no regime do Opus Dei estabelecidas por esse motu proprio estava o fato de a Obra ser colocada sob a tutela do Dicastério para o Clero, ao invés do Dicastério para os Bispos. Desse modo, o Prelado do Opus Dei não teria mais o título de Bispo, mas de Prototário Apostólico Supranumerário, o que significa que o Prelado não poderia mais ordenar sacerdotes para essa comunidade.

Na época, houve críticas às reformas exigidas pelo Ad Charisma Tuendum, como uma possível perda de autonomia, contrária aos desejos de São João Paulo II quando concedeu a prelazia pessoal. Mas talvez as críticas mais contundentes tenham sido as que se referiam a uma ruptura com a tradição carismática, já que, ao se tornar dependente do Dicastério do Clero, poderia haver o risco de uma “clericalização” do Opus, em detrimento de uma vocação fundacional marcadamente leiga, que se desenvolveu em uma cooperação orgânica e no mesmo nível entre sacerdotes e leigos, e não como a de leigos que constituem um grupo de fiéis que se unem para colaborar com uma instituição de uma ordem clerical.

A adaptação dos estatutos deveria ter sido tratada no Congresso Geral do Opus Dei, realizado entre 23 de abril e 5 de maio em Roma, que coincidiu com a Sé Vacante. Assim, o Congresso se concentrou na renovação dos cargos diretivos.

Até o momento, não houve nenhuma comunicação oficial sobre os detalhes da modificação dos estatutos que foram discutidos no encontro com o Papa.

Alguns meios de comunicação também já estão assinalando que a Sala de Imprensa do Vaticano utilizou a palavra “moderador” ao falar do Prelado do Opus Dei, algo que é incorreto, e que já aconteceu antes.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas