Gaudium news > Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima ganha nova Cruz

Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima ganha nova Cruz

O símbolo, feito de bronze fundido, possui 2,60 metros de altura e está localizado atrás do altar e à esquerda da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Capelinha das Aparicoes no Santuario de Fatima ganha nova Cruz 1

Fátima – Portugal (15/05/2025 10:39, Gaudium Press) Na noite de 12 de maio, a Capelinha das Aparições, localizada no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ganhou uma nova Cruz em seu presbitério. O símbolo, feito de bronze fundido, é uma forma de destacar o Ano Jubilar, dedicado à esperança, que tem como imagem uma Cruz.

Cristo crucificado mais visível e expressivo

A Cruz possui 2,60 metros de altura e está localizada atrás do altar e à esquerda da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Se planejou para que a figura de Cristo ficasse elevada acima do sacerdote que preside à liturgia, conferindo-lhe centralidade e transcendência, salvaguardando a harmonia daquele espaço celebrativo.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, já fazia um certo tempo que se sentia “a necessidade de dotar o espaço da Capelinha de uma figuração da Cruz com Cristo crucificado mais visível e expressiva, com um tratamento artístico mais consentâneo com a importância do local”.

Olhar voltado para a Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Na memória descritiva da peça é possível ler que “na Cruz, Cristo assume uma torção corporal, com o olhar voltado para a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, num gesto claro de diálogo e comunhão. A sua mão direita, aberta e estendida em direção à Virgem, exprime entrega e proteção; a mão esquerda, cerrada numa expressão de dor, revela o peso do sofrimento”.

“Ambas as mãos estão cravadas diretamente num círculo que se sobrepõe à cruz e que é símbolo da santidade do Deus que, no Calvário, se entrega pela humanidade. A composição formal, a partir deste círculo, remete também para a hóstia consagrada que renova o sacrifício de Cristo na cruz. Os pés de Cristo, porém, estão pregados fora desse círculo luminoso, remetendo à sua natureza terrena do Filho de Deus, sublinhando a leitura da haste vertical da cruz, a árvore da vida”, conclui a descrição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas