Secretário do Papa: um sacerdote peruano de 36 anos
Embora a notícia de sua nomeação não seja oficial, o sacerdote peruano Edgard Iván Rimaycuna será o secretário pessoal de Leão XIV, e apareceu publicamente no Vaticano, na Sala Paulo VI, nesta quarta-feira, 14 de maio, durante a audiência para as Igrejas Orientais por ocasião de seu Jubileu.
Foto: screenshot/ Facebook Vatican news
Redação (14/05/2025 10:39, Gaudium Press) O sacerdote peruano Edgard Ivan Rimaycun tornou-se o novo secretário do Papa. O religioso de 36 anos foi visto sentado ao lado do pontífice nesta quarta-feira, ajudando-o com o microfone antes de seu discurso aos representantes das Igrejas Orientais.
Rimaycun não recebeu nenhuma nomeação oficial, mas vem acompanhando o Cardeal Robert Prevost desde Chiclayo. Em 2006, o jovem entrou no seminário maior de São Turíbio de Mogroviejo, em Chiclayo. Lá ele conheceu Prevost, que se tornou seu diretor espiritual e o convidou para trabalhar com ele após se tornar o bispo local.
Quando Prevost foi ordenado cardeal e enviado a Roma para colaborar com o Dicastério para os Bispos e a Pontifícia Comissão para a América Latina, os dois se separaram por um curto período de tempo.
Naquela época, o sacerdote lhe enviou esta mensagem, divulgada pela agência de notícias EFE: “Muito obrigado, Monsenhor Robert Prevost, por tudo, por me permitir trabalhar ao seu lado, mas acima de tudo por sua amizade e confiança. Boa viagem e um grande abraço! Oremus ad invicem!
Em 2017, Rimaycuna, incentivado pelo então Mons. Prevost, decidiu se mudar para Roma para continuar sua formação no prestigiado Pontifício Instituto Bíblico, uma instituição conhecida por sua excelência acadêmica em estudos religiosos. Esse passo foi fundamental para prepará-lo para assumir funções de maior responsabilidade dentro da Igreja.
Pouco tempo depois, Edgard Iván Rimaycun foi chamado por Prevost para continuar trabalhando com ele. Diante dessa nova tarefa, ele confessou: “Deixei Chiclayo com saudade, mas com a certeza de que continuarei trabalhando junto a um amigo e guia para o bem da Igreja”.
Depois, soube-se que durante todo o ano de 2024 ele trabalhou na comunidade de Manesseno, na Ligúria, e este ano, após a posse de Leão XIV, este o chamou de volta, desta vez para se tornar seu secretário pessoal.
O secretário já se encontrava ao seu lado nos primeiros dias de seu pontificado, mas não o estava na segunda-feira, durante a reunião com jornalistas na Sala Paulo VI. Portanto, a reunião de hoje foi seu primeiro ato oficial. Rimaycun não apenas o ajudou com o microfone, mas também cuidava das folhas com o discurso do papa, sentando-se ao lado dele.
Rimaycuna será responsável por gerenciar a agenda papal, coordenar tarefas administrativas e fornecer apoio logístico no Vaticano.
Deixe seu comentário