Significado do Brasão e lema episcopal do Cardeal Prevost
O brasão episcopal do Cardeal Robert Francis Prevost apresenta uma série de símbolos profundamente enraizados em sua vida religiosa e em sua formação espiritual.
Redação (09/05/2025 11:33, Gaudium Press) Seguindo a tradição católica, cada Bispo possui um brasão e um lema nos quais estão refletidos os seus princípios, missão e espiritualidade. Caso o purpurado se torne Pontífice, o brasão pode ser mantido, com leves adaptações.
O brasão episcopal do Cardeal Robert Francis Prevost, eleito Papa Leão XIV, apresenta uma série de símbolos profundamente enraizados em sua vida religiosa e em sua formação espiritual.
Explicação do brasão
Um escudo dividido diagonalmente, com o campo superior esquerdo em fundo azul e o campo inferior direito em branco, é o ponto central do brasão. Na parte azul, cor ligada à devoção mariana, destaca-se uma flor-de-lis branca, simbolizando a pureza.
Já na parte em branco está o coração de Santo Agostinho transpassado por uma flecha sobre a Bíblia, recordando a conversão do fundador dos agostinianos, ocorrida após o estudo das Sagradas Escrituras. Seu coração foi trespassado pela flecha da Fé e queimado por Jesus.
Lema episcopal de Prevost
O lema episcopal escolhido por Prevost foi: “In illo uno unum” (traduzindo do latim: “Em Cristo, somos um”). A frase reforça sua ligação com a Ordem de Santo Agostinho e é uma expressão clara da espiritualidade agostiniana, que valoriza a unidade em Cristo como princípio fundamental.
O galero vermelho (chapéu usado por cardeais) com cordões e borlas, simboliza sua dignidade cardinalícia. O brasão episcopal, escolhido em 2014, reflete sua devoção mariana e sua ligação com Santo Agostinho. Já seu lema reflete a confissão de sua Fé e a sua união em Cristo. (EPC)
Deixe seu comentário