Papa Leão XIV é o nome escolhido pelo 267° Sucessor de Pedro
O Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos até a morte de Francisco, foi eleito o novo Papa.
Cidade do Vaticano (08/05/2025 14:53, Gaudium Press) Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o Cardeal protodiácono Dominique Mamberti apareceu na Sacada Central da Basílica de São Pedro para anunciar ao mundo que a Igreja Católica tem um novo Papa. O purpurado utilizou a tão aguardada fórmula em latim:
“Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinale Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIII”. (Anuncio-vos uma grande alegria; temos um Papa! O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, senhor Robert Prevost, cardeal da Santa Igreja Romana PREVOST, que se impôs o nome de Leão XIV).
Primeiro discurso do Papa Leão XIV
Em seguida, o Cardeal Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, saiu para a sacada da Basílica do Vaticano e fez seu primeiro discurso como sucessor de São Pedro. Após uma saudação de paz “a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra”, o novo Pontífice explicou que “esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz desarmante, humilde e perseverante. Ela vem de Deus, Deus que nos ama a todos incondicionalmente”.
“Deus nos ama, Deus ama a todos vocês, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e entre nós, sigamos em frente. Somos discípulos de Cristo. Cristo nos precede. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte para ser alcançada por Deus e seu amor. Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco!”.
Sou filho de Santo Agostinho
Leão XIV também agradeceu aos Cardeais que o fizeram sucessor de Pedro e caminhar junto deles “como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para sermos missionários”. Recordando suas origens, afirmou: “Sou filho de Santo Agostinho. Um agostiniano, mas convosco sou cristão”. De fato, Leão XIV é o primeiro Papa agostiniano.
Saudando a Igreja de Roma, o novo Papa destacou a necessidade de “uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, dialoga, sempre aberta para receber como esta praça com os braços abertos. A todos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor”. Em seguida, enviou uma breve saudação em espanhol à sua Diocese de Chiclayo, no Peru.
Ave Maria com os fiéis
Concluindo sua mensagem, Leão XIV reforçou seu desejo de “uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz, que sempre busca a caridade, que sempre busca estar próxima, especialmente daqueles que sofrem”. Por fim, ele pediu a intercessão de Nossa Senhora de Pompéia e rezou com todos os fiéis uma Ave Maria “por esta nova missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo”. (EPC)
Deixe seu comentário