Gaudium news > Estudo aponta motivação de ataques contra Igreja Católica no Canadá

Estudo aponta motivação de ataques contra Igreja Católica no Canadá

Já foi comprovado que 24 dos 33 incêndios em igrejas foram criminosos, além disso, outros sessenta templos foram vandalizados em diversas regiões.

Estudo aponta motivacao de ataques contra Igreja Catolica no Canada

Cidade do Vaticano (30/04/2025 15:50, Gaudium Press) Desde o ano de 2021, os ataques incendiários contra igrejas canadenses mais que dobraram. De acordo com um novo estudo realizado pelo Instituto Macdonald-Laurier, o motivo desse aumento é resultado da reação da opinião pública em relação a possíveis covas sem identificação em antigas escolas residenciais.

No relatório intitulado ‘Scorched Earth’, os pesquisadores analisaram as estatísticas nacionais de incêndios que danificaram ou destruíram dezenas de locais de culto no Canadá e chegaram a conclusão de que houve uma quebra acentuada em relação aos níveis anteriores ao ano de 2021 e desde então não houve uma queda significativa.

Duas hipóteses levantadas pelos pesquisadores

Segundo a pesquisa, apesar da maioria dos casos ter motivos desconhecidos, acredita-se em duas hipóteses: a primeira seria o aumento no sentimento anticristão ou antirreligioso; já a segunda se associa a uma série de notícias alegando que ocorreram enterros de crianças indígenas não identificadas nos terrenos de antigas escolas residenciais administradas pela Igreja Católica.

“A análise estatística indica que o aumento de incêndios criminosos não tem motivação religiosa, é provavelmente uma resposta às alegações de sepultamento”, diz o relatório. Os pesquisadores ressaltam que a “incapacidade das autoridades policiais de investigar e processar incendiários de forma eficaz, aliada à apatia geral da sociedade em condenar suas ações, representa uma ameaça significativa aos esforços de reconciliação indígena no Canadá”.

Apesar das acusações terem sido desmascaradas e nenhuma sepultura ter sido encontrada, essas fake news desencadearam um sentimento anticristão que alimentou a destruição de quase cem igrejas até o final de 2023. Os pesquisadores alertam que a confiança do público pode diminuir se os ataques ligados às queixas sobre escolas residenciais não forem resolvidos.

Incêndios contra igrejas no Canadá, em sua maioria, foram criminosos

Já foi comprovado que 24 dos 33 incêndios em igrejas foram criminosos, além disso, outros sessenta templos foram vandalizados em diversas regiões, muitas vezes acompanhados por pichações anticatólicas e destruição seletiva de símbolos religiosos.

Apesar do Canadá possuir ferramentas para conter esses incêndios, o país ainda carece de uma estratégia organizada. Na década de 1990, os Estados Unidos realizaram uma campanha que resultou na redução de uma série de incêndios em igrejas através de uma combinação de medidas federais, estaduais e locais.

Os pesquisadores sugerem que o Canadá responda de forma comparável, começando com uma unidade investigativa dedicada que combinasse a polícia e os bombeiros em nível nacional ou regional e se concentrasse exclusivamente em incêndios criminosos em locais religiosos. Outra sugestão é a de construir um sistema unificado de estatísticas de incêndios. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas