Vaticano confirma que todos Cardeais eleitores votarão no Conclave
Atualmente, o número de Cardeais excede ao limite de 120, indicado na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’.
Cidade do Vaticano (30/04/2025 09:57, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã desta quarta-feira, 29 de abril, uma declaração da Congregação dos Cardeais no qual são esclarecidas duas questões debatidas nos últimos dias sobre o processo do Conclave.
Cardeais excedentes poderão votar
A respeito do número de Cardeais eleitores, que excede ao limite de 120, indicado na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, de São João Paulo II, o Colégio Cardinalício “dispensou essa disposição legislativa”.
Desta forma, os purpurados que excedem o número limite, com base na norma 36 da mesma Constituição Apostólica, “adquiriram o direito de eleger o Romano Pontífice a partir do momento de sua criação e publicação”.
Renúncia do Cardeal Giovanni Angelo Becciu
Um segundo tema tratado foi sobre a decisão do Cardeal Giovanni Angelo Becciu de não participar do Conclave, “tendo em vista o bem da Igreja”, mas também para contribuir “com a comunhão e serenidade” da reunião dos Cardeais que elegerão o novo Pontífice.
“A Congregação dos Cardeais expressa apreço pelo gesto por ele realizado e espera que os órgãos de justiça competentes possam apurar os fatos de forma definitiva”, conclui a declaração. (EPC)
Deixe seu comentário