Gaudium news > Alfaiataria dos Papas não confeccionará a batina do próximo Pontífice?

Alfaiataria dos Papas não confeccionará a batina do próximo Pontífice?

Algo peculiar e fora do comum aconteceu com a alfaiataria Gammarelli.

Lorenzo Gammarelli – Foto: Screenshot Youtube

Lorenzo Gammarelli – Foto: Screenshot Youtube

Redação (30/04/2025 09:26, Gaudium Press) Algo peculiar e incomum ocorreu com a alfaiataria Gammarelli, a qual tradicionalmente é encarregada de preparar as vestimentas que o novo pontífice romano utilizará.

Mencionar Gammarelli, mais do que se referir a uma alfaiataria, é falar de uma instituição. Localizada no coração de Roma, essa empresa de tradição familiar tem a honra de vestir os papas desde Pio VII, ou seja, há mais de dois séculos.

Como é de conhecimento geral, após o falecimento de um papa, a Gammarelli confecciona três batinas brancas em diferentes tamanhos, de modo que uma delas possa ser utilizada pelo homem de branco que aparecerá na sacada do Vaticano, após um cardeal anunciar um novo hierarca máximo da Igreja.

Mas algo inusitado aconteceu nos últimos dias que rompeu essa tradição de longa data:

“Recebemos informação do Vaticano que eles já providenciaram isso, e não faremos as três batinas”, disse Lorenzo Gammarelli à AFP, com o rosto um tanto inexpressivo, mas sério. “Provavelmente serão [batinas] de conclaves anteriores”, ele arrisca.

No entanto, Lorenzo não seria sincero se ocultasse por completo certa tristeza: “Estou um pouco decepcionado, certamente”, declarando que essa notícia se junta à tristeza do momento pela morte do papa anterior. “Aguardemos o próximo”.

Normalmente, a casa Gammarelli leva três dias e meio para confeccionar uma batina, cuja costura é feita à mão.

É claro que os clientes, todos utilizam batina, desde os humildes aspirantes até os principais hierarcas, não faltarão, mas, nessa ocasião, eles não farão a batina branca do Papa.

Não parece razoável que outra alfaiataria tenha sido escolhida para esta tarefa. Então, as batinas de doze anos atrás serão usadas? E se o novo papa tiver a mesma constituição física de Francisco, sua batina não estará desgastada ou será que foi escolhida outra alfaiataria?

Essas indagações fazem parte dessa rica petite histoire, que atualmente alimenta e entretém enquanto o mundo observa atentamente os preparativos para a principal eleição que ocorrerá na face da Terra. (SCM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas