Dois Cardeais eleitores não participaram do Conclave por motivos de saúde
No total, 133 Cardeais participaram da eleição do próximo Papa, que será iniciada na próxima quarta-feira, 7 de maio.
Cidade do Vaticano (28/04/2025 13:15, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 29 de abril, foi realizada a sexta Congregação Geral dos Cardeais, que contou com a presença de 183 purpurados, incluindo 124 eleitores. A reunião foi iniciada às 9h (horário local) com um momento de oração, seguido por uma meditação de aproximadamente 40 minutos, conduzida por Dom Donato Ogliari, abade de São Paulo. A Congregação foi encerrada às 12h30.
Conclave contará com 133 Cardeais
O encontro contou com cerca de vinte pronunciamentos que abordaram os desafios atuais da Igreja e possíveis respostas, considerando as diferentes realidades regionais dos Cardeais. Também foram tratados temas relacionados à questões sociais, o individualismo, o relativismo, a solidão, a centralidade de Jesus para responder às necessidades do mundo moderno, a necessidade de consolação, a evangelização e a responsabilidade da Igreja pela paz.
De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, dois Cardeais não participarão do Conclave por questões de saúde. Portanto, a eleição do próximo Papa contará com 133 Cardeais. Também foram divulgados mais detalhes sobre o início do Conclave, programado para ser iniciado na próxima quarta-feira, 7 de maio.
Detalhes sobre o início do Conclave
Às 10h (horário local – 5h no horário de Brasília) o decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Giovanni Battista Re, presidirá na Basílica de São Pedro, a Missa ‘pro eligendo Pontifice’. Na parte da tarde, os Cardeais eleitores se reunirão em oração na Capela Paulina, no Palácio Apostólico Vaticano, e depois seguirão em procissão até a Capela Sistina, dando assim início ao Conclave que elegerá o novo Pontífice.
Na segunda-feira, 5 de maio, alguns dias antes do início do Conclave, ocorrerá o juramento dos oficiais e funcionários na Capela Paulina. Estarão presentes todos aqueles, eclesiásticos e leigos, aprovados pelo Cardeal Camerlengo e pelos três Cardeais assistentes, que deverão prestar e assinar o juramento prescrito. (EPC)
Deixe seu comentário