Gaudium news > Dois Cardeais eleitores não participaram do Conclave por motivos de saúde

Dois Cardeais eleitores não participaram do Conclave por motivos de saúde

No total, 133 Cardeais participaram da eleição do próximo Papa, que será iniciada na próxima quarta-feira, 7 de maio.

Dois Cardeais eleitores nao participaram do Conclave por motivos de saude

Cidade do Vaticano (28/04/2025 13:15, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 29 de abril, foi realizada a sexta Congregação Geral dos Cardeais, que contou com a presença de 183 purpurados, incluindo 124 eleitores. A reunião foi iniciada às 9h (horário local) com um momento de oração, seguido por uma meditação de aproximadamente 40 minutos, conduzida por Dom Donato Ogliari, abade de São Paulo. A Congregação foi encerrada às 12h30.

Conclave contará com 133 Cardeais

O encontro contou com cerca de vinte pronunciamentos que abordaram os desafios atuais da Igreja e possíveis respostas, considerando as diferentes realidades regionais dos Cardeais. Também foram tratados temas relacionados à questões sociais, o individualismo, o relativismo, a solidão, a centralidade de Jesus para responder às necessidades do mundo moderno, a necessidade de consolação, a evangelização e a responsabilidade da Igreja pela paz.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, dois Cardeais não participarão do Conclave por questões de saúde. Portanto, a eleição do próximo Papa contará com 133 Cardeais. Também foram divulgados mais detalhes sobre o início do Conclave, programado para ser iniciado na próxima quarta-feira, 7 de maio.

Detalhes sobre o início do Conclave

Às 10h (horário local – 5h no horário de Brasília) o decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Giovanni Battista Re, presidirá na Basílica de São Pedro, a Missa ‘pro eligendo Pontifice’. Na parte da tarde, os Cardeais eleitores se reunirão em oração na Capela Paulina, no Palácio Apostólico Vaticano, e depois seguirão em procissão até a Capela Sistina, dando assim início ao Conclave que elegerá o novo Pontífice.

Na segunda-feira, 5 de maio, alguns dias antes do início do Conclave, ocorrerá o juramento dos oficiais e funcionários na Capela Paulina. Estarão presentes todos aqueles, eclesiásticos e leigos, aprovados pelo Cardeal Camerlengo e pelos três Cardeais assistentes, que deverão prestar e assinar o juramento prescrito. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas