Gaudium news > Cardeal Becciu não participará do Conclave

Cardeal Becciu não participará do Conclave

O purpurado italiano decidiu não participar da eleição do novo Pontífice “tendo em mente o bem da Igreja” e como forma de “contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave”.

Cardeal Becciu nao participara do Conclave

Cidade do Vaticano (29/04/2025 09:42, Gaudium Press ) O Cardeal Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos de idade, anunciou nesta terça-feira, 29 de abril, que não participará do Conclave para eleição de um novo Papa. Segundo ele, a decisão foi tomada “tendo em mente o bem da Igreja” e como forma de “contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave”.

“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como contribuir à comunhão e à serenidade do Conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco de não entrar no Conclave, permanecendo firme de minha inocência”, afirmou o purpurado através de uma declaração.

Cardeal Becciu nao participara do Conclave 1

Condenação do Cardeal Becciu

Em dezembro de 2023, Becciu foi condenado a cinco anos e meio de prisão pelo Tribunal do Vaticano por fraude financeira. Segundo a denúncia, ele adquiriu um imóvel de luxo em Londres com dinheiro de uma coleta anual para obras de caridade. O purpurado, que negou todos os delitos, recorreu da sentença e aguarda a decisão de recurso em liberdade.

O Papa Francisco já havia aceitado a renúncia de Becciu às suas funções como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Apesar de permitir que o Cardeal mantivesse seu título eclesiástico e seu apartamento no Vaticano, o Santo Padre o privou dos “direitos associados ao cardinalato”.

Cardeal Becciu nao participara do Conclave 2

Impossibilidade de participação

De acordo com a Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, documento com normas relativas ao período de vacância da Sé Apostólica e à eleição do novo pontífice romano, os Cardeais canonicamente depostos ou que renunciaram ao cardinalato, não podem participar do Conclave. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas