Gaudium news > Santa Sé divulga detalhes sobre o funeral do Papa Francisco

Santa Sé divulga detalhes sobre o funeral do Papa Francisco

A Santa Missa de corpo presente será presidida neste sábado, 26 de abril, na Praça de São Pedro pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Gianni Battista Re.

Santa Se divulga detalhes sobre o funeral do Papa Francisco

Cidade do Vaticano (25/04/2025 16:25, Gaudium Press) A Santa Sé divulgou o roteiro completo com as leituras e orações que serão recitadas durante a Missa de corpo presente em memória do Papa Francisco, que será presidida neste sábado, 26 de abril, na Praça de São Pedro pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Gianni Battista Re.

A antífona de entrada será “Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine”. Após o ato penitencial e o Kyrie, será feita a seguinte oração: “Ó Deus, eterno Pastor das almas, olhai para o povo que vos implora e fazei que o vosso servo, o Papa Francisco, que presidiu à vossa Igreja na caridade, partilhe com o rebanho a ele confiado a recompensa prometida aos ministros fiéis do Evangelho”.

Para a Liturgia da Palavra foram escolhidas as seguintes leituras: os Atos dos Apóstolos (At 10,34-43); o Salmo 22; a Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 3,20 – 4,1); e o Evangelho segundo São João (Jo 21, 15-19). A homilia será conduzida pelo Cardeal Re. Em seguida, a oração dos fiéis será recitada em seis idiomas: francês, árabe, português, polonês, alemão e chinês.

Já durante a Liturgia Eucarística, o rito da Comunhão será acompanhado pelo Salmo 129 ‘De profundis’ e um trecho do Salmo 41. Por fim, será realizado o rito de louvor e a despedida (ultima commendatio et valedictio).

Após a ladainha de todos os Santos, as orações de comissão do Pontífice serão recitadas pelo Vigário Geral da Diocese de Roma, Cardeal Baldassare Reina, e pelo Patriarca de Antioquia dos Gregos Melquitas, Sua Beatitude Youssef Absi, juntamente com os patriarcas, Arcebispos maiores e metropolitas das Igrejas Católicas Orientais Metropolitanas.

Ao final, o Cardeal Re aspergirá água benta sobre o corpo do Papa Francisco e o incensará. O Decano do Colégio dos Cardeais fará uma oração final e o caixão será transferido de volta para a Basílica de São Pedro, enquanto o Magnificat será entoado. Então o caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore onde será colocado dentro do túmulo, atendendo ao pedido do próprio Pontífice. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas