Gaudium news > Quarta Congregação Geral dos Cardeais é realizada no Vaticano

Quarta Congregação Geral dos Cardeais é realizada no Vaticano

O mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli, explicou detalhes sobre as cerimônias fúnebres do Pontífice falecido.

Definidos os detalhes sobre as exequias do Papa Francisco

Cidade do Vaticano (25/04/2025 11:53, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 25 de abril, os cento e quarenta e nove Cardeais presentes em Roma se reuniram na Sala do Sínodo para participar da Quarta Congregação geral. Durante o encontro, realizado das 9h10 às 12h20 (horário local), foram feitos 33 pronunciamentos sobre vários assuntos, incluindo temas da Igreja e do mundo, bem como as exéquias do Papa.

Juramentos e leitura de Constituição Apostólica

De acordo com informações do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, os Cardeais que chegaram, nesta sexta-feira, tiveram a oportunidade de prestar juramento. Assim como nas outras sessões, prosseguiu-se com a leitura da Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’. A próxima Congregação Geral, a quinta, se realizará na manhã de segunda-feira, 28 de abril, às 9h.

Definidos os detalhes sobre as exequias do Papa Francisco 3

Rito das exéquias modificado

Ainda ao longo da Congregação, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli, explicou o rito das exéquias. “Serão as exéquias de um pastor, não de um soberano”, disse ele. O corpo do Papa não será exibido no catafalco. Essas mudanças foram feitas pelo próprio Francisco e aprovadas em 2024, quando foi publicada a nova edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.

Santa Missa de corpo presente

No sábado, 26 de abril, na Santa Missa de corpo presente, as autoridades estarão dispostas conforme o protocolo: na primeira fila os presidentes da Argentina, terra natal do Papa, e da Itália. Em seguida, haverá a realeza e os outros presidentes em ordem alfabética. Até o momento, 130 delegações foram confirmadas, incluindo aproximadamente 50 chefes de Estado e 10 soberanos reinantes.

Definidos os detalhes sobre as exequias do Papa Francisco 2

Cortejo fúnebre até Santa Maria Maior

Após a Santa Missa, o cortejo fúnebre não passará pela Praça São Pedro, mas retornará à Basílica. Em seguida, num veículo aberto para permitir ver o caixão, sairá do Estado da Cidade do Vaticano pela Porta del Perugino, em direção à Basílica de Santa Maria Maior. O trajeto deverá durar entre 30 e 40 minutos e o veículo que transportará o corpo do Papa seguirá numa velocidade de aproximadamente 10 km por hora.

Sepultura do Papa Francisco

O rito de sepultura do Papa Francisco na Basílica Liberiana será um ato privado. Às 21h, o Cardeal Rolandas Makrickas recitará um Terço, do lado de fora da Basílica, em sufrágio pelo Pontífice falecido. Na tarde de domingo, 27 de abril, os Cardeais irão até Santa Maria Maior para visitar o túmulo de Francisco e a capela onde está exposto o Ícone que lhe é querido, a Salus Populi Romani. Eles também passarão pela Porta Santa e celebrarão as Vésperas juntos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas